terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Políticas sócioculturais


Políticas sócioculturais
por maneco nascimento

Reunir pessoas e abrir discussões acerca do papel de políticas sócio-culturais da e na comunidade, foi assim que começaram os encontros no bairro Poti Velho com lideranças comunitárias, artistas, arquitetos, coordenadores e secretários municipais. O primeiro encontro deu-se dia 23 de janeiro de 2013, às 10 horas, na Praça do Poti. As discussões evoluíram para uma segunda reunião dia 29 de janeiro, esta última ocorreu no Centro Paroquial.

Deste último encontro, uma tomada ampla das contribuições trazidas pelos líderes comunitários e promotores culturais. Dessa vez, presente, uma grande equipe de arquitetos e urbanistas, vieram ouvir os reclames comunitários, para a partir dessas demandas, planejarem intervenções e reapropriação urbanística na região.

Também presente nesse encontro o representante do Programa Lagoas do Norte, senhor Ferraz que, incorporado ao grupo de discussão, trouxe a sua contribuição, haja vista a próxima etapa do Lagoas do Norte ser a que contempla o bairro Poti Velho, incluindo a área dos antigos lagos de produção de tijolos.

Arte, cultura, economia solidária, economia criativa, revitalização de espaços físicos, inclusão, nas discussões, de quem melhor poderia entender das necessidades do bairro, os comunitários. Donos de bar, líderes comunitários, professores, artistas e os provocadores dos encontros (Olavo Braz – Secretaria municipal de economia solidária e Alcília Kaki Afonso – Secretária Executiva de Planejamento Urbano) estiveram abrindo margem para criar possibilidades de ver o bairro tomar uma nova cara. 

Segundo Kaki, seria necessária uma revitalização, requalificação do Poti Velho que desse mostra do local, não só para público visitante, como também apresentá-lo melhor à comunidade e cidade de Teresina em geral. Pensar a cidade de forma coesa, coletiva e, dentro dessa perspectiva, o mapa turístico da cidade incluir em percurso o bairro em discussão, integrá-lo à curiosidade da cidade.

A reestruturação político-cultural do Poti Velho sedimentada numa linha única de trabalho, com planejamento integrado, discutido em respostas a ações de curto, médio e longo prazo e que mantivesse a valorização da cultura, sustentabilidade, respeito à identidade e geração de emprego e renda ao morador da região, seria o que caracterizaria, nas discussões, a intervenção pensada ao bairro.


Ouvidas as solicitações de quem melhor sabe onde poderiam ser feitos os investimentos infra-estruturais. Solicitações que urgem concretização desde educação, reestruturação e ampliação de creches; construção de mercado público; de biblioteca comunitária e sala de leitura; cobertura de quadra de esporte da Escola "Iolanda Raulino"; revitalização de campo de futebol comunitário, na área do pólo cerâmico. Reestruturação do Centro Social e mercado do peixe; criação de vias para tráfego de pedestres e turistas que visitam o pólo cerâmico; recuperação do posto policial da área; asfaltamento de ruas.

Também foram reivindicadas a revitalização da Praça e dos Festejos de São Pedro e Nossa Senhora do Amparo; ocupação do Boibódromo; doação do prédio do Posto de Saúde à comunidade que abrigue as associações do bairro; criação do Museu Popular; apoio à realização das manifestações dos Blocos carnavalescos, Festejos do Poti Velho e Feira Arte Poti; criação de uma praça de alimentação no pólo cerâmico; de um centro artesanal da mais diversa produção da cidade e valorização da cultura religiosa, do diverso de matizes; da dança, teatro e música da região, da cultura da culinária tradicional e típica do bairro; criação de pousada, na região, para turista e recuperação ou ampliação dos passeios de barcos nos rios e encontro destes.


Bairro de tradição histórica do começo da cidade, o que não faltam são boas idéias que recuperem ou abram maior curiosidade da cidade, ou de pessoas que busquem o Poti Velho, como referência da construção da memória de Teresina. Local das práticas oleiras e artesanais nativas, das tradições religiosas da Procissão Fluvial e Festejos de São Pedro e de Nossa Senhora do Amparo, da cultura do pescador e do peixe, das lendas ribeirinhas, da lenda e brinquedos do Bumba-meu-Boi. 

(1a. Sede da Igreja de N. S. do Amparo/foto: www.skyscrapercity.com)


Bairro da primeira igreja edificada na capital, do Colégio "Firmina Sobreira" que completará 100 anos, neste 2013. Esse Poti Velho aniversariará aos seus 298 anos, segundo um dos presentes ao encontro realizado e, nessa idéia de investida na região, as iniciativas parcerizadas poderão catapultar o bairro e suas ações sócio-culturais ganharão reforço de existência, identidade e pertencimento.


(Escola Firmina Sobreira/foto: www.skyscrapercity.com)

Desses fóruns comunitários e, sob observação e ouvidos técnicos, o Poti Velho vai desenvolvendo a prática de falar e ser escutado. O próximo encontro, já marcado, ocorrerá no pátio da Escola “Iolanda Raulino”. O tema, a exibição do Projeto Lagoas do Norte – Etapa Poti Velho. A apresentação ficará a cargo do senhor Ferraz, arquiteto da equipe do Programa Lagoas do Norte.



(1a. Sede da Igreja de N. S. do Amparo, hoje/foto: www.skyscrapercity.com)

Um dos primeiros logradouros públicos de manifestada formação social de Teresina deve ganhar novo perfil infraestrutural, a partir de políticas sócio-ambientais e culturais renovadoras. A cidade agradece e a comunidade da antiga Vila do Poti não perde por esperar, ganha por cobrar direitos emergentes à continuidade sóciocultural.

2 comentários:

  1. Olá
    Fico feliz com sua iniciativa e tenha a certeza que nós, da Secretaria executiva de Planejamento Urbano, com apoio do Prefeito Fimino Filho, vamos juntos, com o Programa Lagoas do Norte, desenvolver um planejamento urbano coeso, participativo,integrado e articulado com os demais agentes responsáveis pela nossa cidade e como o bairro Poty Velho, um dos mais significativos de Teresina.

    ResponderExcluir
  2. estou com vocês. gosto da proposta.quero poder contribuir com a memória da cidade que nos quer bem.

    ResponderExcluir