quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Cultura da profissão


 Cultura da profissão
por maneco nascimento

O Teatro do Boi (Complexo Cultural do Matadouro) recebeu no último 23 de janeiro de 2013, a partir das 8 da matina, um evento que finalizou atividades de reencaminhamento social à fonte de trabalho e emprego. O Programa de Capacitação Lagoas do Norte desenvolveu perspectivas de qualificação social e profissional aos ex-oleiros, bem como suas famílias. 

O Programa que surge, via Projeto de Reconversão da Atividade Oleira, para benefício dos profissionais oleiros, removidos da região em que está localizado o Parque Lagoas do Norte, deu sua contraproposta ao fator social. No seu plano diretor de melhoria ambiental e urbanística também teve que aplicar fomento a sinais de mercados e futuros a quem ocupou durante toda uma vida um espaço de sobrevivência e cultura de subsistência.

Do trabalho de reorientação sócio-laboral, além da compensação financeira, a Prefeitura de Teresina abriu flancos de apoio à reinserção dos profissionais em outras atividades produtivas, canalizando acesso destes à capacitação em nova área de trabalho e emprego.

No evento, autoridades envolvidas no Programa e ou representantes das parceiras que dão vida e voz social a este. Na mesa formada, Luciano Nunes, representando o Prefeito de Teresina; Washington Luis de Sousa Bonfim (Secretário municipal de Planejamento); Lismara Kischner, representante do Banco Mundial; Vicente da Silva Moreira Filho (Coordenador do Programa Lagoas do Norte); Raimundo Caminha, Consultor do Programa Lagoas do Norte; Maria do Socorro E. de Cerqueira (Projeto Educare) e Eliane Gomes Sousa, representante dos oleiros.

Nas falas oficiais, o senhor Luciano Nunes se expressou sobre as oportunidades ao mercado de trabalho e que os profissionais que tiveram que sair do local em que passaram uma vida trabalhando estavam podendo “(...) ter uma nova oportunidade" de fonte de trabalho em que “(...) portas, (...) caminhos” foram possibilitados.

O secretário municipal de planejamento, W. Bonfim, disse que era “(...) a oportunidade chegando à casa das pessoas (...)”. Havia uma perspectiva de visão administrativa preocupada em manter o “(...) cuidado com a questão ambiental, social e política (...)” que envolveria tocar e continuar o Projeto Lagoas do Norte “(...) aproveitar as lições do Lagoas do Norte para ampliar a outras áreas da cidade.”

Em seguida foi dada a palavra a uma representante da comunidade, a senhora Eliane Gomes de Sousa. Disse estar satisfeita em ver qualificados “(...) tantos jovens, tantas mães de família (...) nova entrada no mercado de trabalho (...)”. Pediu às autoridades presentes que “(...) não esquecesse da nossa comunidade (...)”. Observou que há pessoas que já atuam nas áreas em que receberam qualificação. 

E disse esperar que esse programa permanecesse a existir, que continuasse investindo nas pessoas da comunidade que “(...) estão engatinhando e precisam de estrutura para continuar e não morrer na praia (...)”, finalizou.

Em seguida, houve a práxis da entrega de certificados e kits brindes aos representantes de futuros profissionais qualificados nas áreas de corte e costura, cabeleireiro, pedreiro e informática.

Assim caminha a humanidade, da região oleira da cidade, que construiu a cultura da profissão a partir do barro e que, nesse novo momento, começa a se mover para novas perspectivas que só o futuro poderá assegurar que novos milagres poderá obrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário