quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Dança fossa bossa


Dança fossa bossa
por maneco nascimento

As terças cênicas do Bar do Clube dos Diários, que já despejam todo vapor em sinais criativos nesse mês de janeiro, recebeu nesta terça feira, dia 22 de janeiro de 2013, ao Projeto “Eu, Você e o Teatro da Minha Vida” a artista coreógrafa e bailarina Beth Báttali, numa performance de dança em corpo inspirado ao recolhimento.

Vestindo um neutro de rendas, filó em preto e branco e uma personagem variando à introspecção, ao recolhimento e à fuga para o lugar comum da solidão em quarto, sala e sacada da moradia expiada. A causa d’alma exposta a quem projetou a leitura do objeto pesquisado.

Sua mensagem de corpo que dança em Beth, Elizabeths, Marias, Dolores, Maysas e Báttali e exala sentidos e prepara uma sinergia qual antiquário fragmental da alma em (dez)usos, iluminando multimarcas e decoração, designs e ilustrações de interiores da ânima prospectada ao ato criativo à cena do corpo.

A cartografia dramática preparada por Báttali interagiu com as músicas “Only you” (Elvis Presley) e, para fossas brasileiras, as canções-sucessos, das divas nacionais, “Fim de Caso”, de Dolores Duran, imortalizada nas vozes de Dolores e de Maysa Matarazzo, esta última contemporânea da também cantora e compositora Duran. 

“Eu desconfio que o nosso caso está na hora de acabar
Há um adeus em cada gesto, em cada olhar
Mas nós não temos nem coragem de falar (...)”
(Fim de Caso/Dolores Duran)

Outra boa fossa trabalhada por Beth foi “Solidão” que ganhou características muito especiais cantada pela própria Dolores.

“Ai, a solidão vai acabar comigo
Ai, eu já nem sei o que faço e o que digo
Vivendo na esperança de encontrar (...)
Eu quero qualquer coisa verdadeira
Um amor, uma saudade, 
Uma lágrima, um amigo
Ai, a solidão vai acabar comigo” (Solidão/Dolores Duran)
A criadora-intérprete Beth Báttali rendeu um chapéu muito gratificante à ação cênica elaborada à sacada da criação e na sacada da solidão, espelhada em enredo do corpo econômico. Foi de boa média para fossa e bossas fossas em palco da dança. Salve, Báttali!

Nenhum comentário:

Postar um comentário