quarta-feira, 4 de julho de 2012

A Mostra do Teatro João Paulo II bombou.



A Mostra do Teatro João Paulo II bombou.

por maneco nascimento


Os dias 30 de junho e 1º. de julho de 2012 foram de alegria, magia, festa e resultados de arte e público bem pra lá de eficientes. As atividades da Mostra de Resultados – 1º. Semestre -Oficinas de Arte do Teatro Municipal João Paulo II foram muito, muito agradáveis de se ver.As apresentações culturais ocorreram na Praça Aberta, às 18 horas e no Palco do Teatro, às 19 horas, sempre com uma concorrência de público extraordinária.
(Quadrilha Explode Coração: Oficina Alfabetização do Corpo - 3a. Idade)

A movimentação de público começa desde cedo, a partir do quebrar do sol e cair da tarde ensolarada. O ajuntamento na praça vai ganhando forma e, quando chega a hora do “show”, os olhares curiosos e atentos aos resultados das oficinas praticadas nas dependências do João Paulo II têm sua expectativa confirmada. 

Mantidas pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, as oficinas de Iniciação ao Balé Clássico, Dança Contemporânea, Dança de Salão, Jazz, Teatro, Percussão, Violão, Desenho e Pintura e Alfabetização do Corpo direcionado ao público da melhor idade), são oferecidas gratuitamente à comunidade do Dirceu Arcoverde e entorno.

(Público da Mostra de Resultados 1o. Semestre, na Praça Aberta) 

As respostas vêm da assistência aos Resultados e, consequentemente, das novas inscrições realizadas a cada edição da Mostra de Resultados. No final de semana, sábado, dia 30 de junho e domingo, dia 1º. de julho houve concorrência muito positiva no que foi demonstrado ao público. Normalmente as práticas artísticas da Casa são apresentadas duas vezes, cada uma. 

Qualquer coreografia que for vista um dia, na Praça Aberta, é repetida dia seguinte no Palco. Dessa forma é criado um padrão de apresentações que apontam o que a comunidade está praticando nas oficinas, como também abre precedente para que crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos possam ter a experiência de confronto com o público em ambiente aberto e de câmara.

No dia 30 de junho, às 18 horas, na Praça Aberta, foram vistos das oficinas da Casa as coreografias “Espanhola” e o “Circo” (Balé Clássico – Manuela Monte); “Forrozinho das Danadinhas” (Balé Clássico – Sidh Ribeiro). Nas performances teatrais viu-se “As pérolas de D. Maria”, “Enfim, só...!” e “O velório” (Iniciação ao Teatro – Roger Ribeiro). 

(Turma Balé Clássico/instrutora Manuela Monte) 



("As pérolas de D. Maria"/Iniciação ao Teatro, turma de Roger Ribeiro)
(Turma Balé Clássico/instrutora Manuela Monte) 

Entre os grupos residentes e convidados, à Praça, as criações “Acordando no ritmo da dança” (Grupo Residente Stylo Livre – Bruno Jardel); “Farofa Mix” (Grupo Residente DC Dance – Zé Chaves); “Baile” (Nuclinho de Dança do NAI Dirceu – Beth Bátalli) e “Essência” (Bátalli Cia. de Dança). 

Ao palco, nessa noite, Alfredo Werney e sua turma de violão apresentaram repertório entre o samba, baião do Gonzagão e outras pérolas. As coreografias Jaraguá” (Dança Contemporânea – Fernando Freitas); “Quadrilha Explode Coração”(Alfabetização do Corpo – 3ª. idade – Vanice Oliveira); “Encantos e Magia”(Balé Clássico – Manuela Monte); “Rio”(Dança Contemporânea – Beth Bátalli) e “Salsa” (Dança de Salão – Fernando Freitas). O Grupo residente, Lego, trouxe seu “Pocket show”. 

Em 1º. de julho, na hora da Praça Aberta, à inversão das apresentações das oficinas da Casa, quem se apresentou no palco, dia anterior, fez as suas vezes a céu aberto. Todo o repertório do dia 30(da Casa) + o Grupo residente Capoeira Contemporânea (Leonardo Sousa e Diego Alessandro) que saudou os amantes da ginga e tradição da capoeira. Entre os convidados, o artístico de “O pequenino” (Bátalli Cia. Dança, coreografia de Douglas Lima), “Duo – Me dá a honra dessa dança?” e “Trio Pipoca”(Núcleo de Dança NAI Dirceu– B. Bátalli) e “Álbum coreográfico”(Bátalli Cia. Dança).


O bailarino infante, Pedro Sá, que se convidou a participar da Mostra, parece ter-se sentido constrangido com a possibilidade de dançar na Praça. Talvez não tenha percebido que o artista dança em qualquer palco. Não conseguiu persuadir os colegas, outros da escola clássica, a desistirem das apresentações. Ponto positivo aos bailarinos que abrilhantaram a praça que é do povo. Pedro Sá, artista só de câmara, obscureceu sozinho.

O dia 1º., hora do palco, orgulho a quem se viu representado na última noite. Pais e amigos orgulhosos dos filhos em momento de artistas. Plateia superlotada e concentrada aos últimos encantos de dramaturgias reveladas. As atrações da Praça, dia 30, investiram-se no tablado e + convidados e residentes, “Eu”, “Álbum coreográfico” e “Essência” (Bátalli Cia. Dança); “Dissidência” (Grupo Residente DC Dance – Zé Chaves); “Reação em cadeia” (Grupo Residente Stylo Livre – Bruno Jardel) e “Jump” (Nuclinho de Dança NAI Dirceu – B. Bátalli).

(Público da Mostra de Resultados - 1o. Semestre, na plateia) 

A Mostra de Resultados – 1º. Semestre, do Teatro Municipal João Paulo II, cumpriu + uma etapa e não fez feio. Toda essa gente bacana dançou para ver o evento brilhar e quem não dançou que dançasse, porque arte é para ser desempenhada na rua, praça ou na agenda de palco, quando for planejado.

Viva a arte dos iniciados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário