quinta-feira, 19 de julho de 2012

Pé de Moleque no Circo Harém



Pé de Moleque no Circo Harém
por maneco nascimento

Ô raia o sol,/Suspende a lua/Olha o Palhaço/No meio da Rua (...)
        (Quadrinha popular da memória do Circo brasileiro)



O Projeto cultural Circo Harém, do Grupo Harém de Teatro, está com a agenda do maior espetáculo da terra e, nessa sexta feira, dia 20 de julho de 2012, às 20 horas, o picadeiro será da Trupe Pé de Moleque, com a participação da família Acioly.

O Circo Harém está instalado na Avenida Raul Lopes, ao lado do Parque “Meus Filhos”. Depois da temporada de “Macacos me Mordam – A Comédia”, o + novo espetáculo do repertório hareniano, agora será a vez da Trupe Pé de Moleque.

Essa Escola social de circo Pé de Moleque vinculou-se, em 1990, ao Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua – MNMMR, e passou a conviver com as facilitadoras oficinas de serigrafia, teatro de boneco, dança, leitura e escrita, percussão e circo. 

E, a partir dessa experiência, criou-se o desejo de meninos e meninas que, encantados com o mundo do circo, decidiram dar continuidade ao projeto da arte popular circense e o transversal acesso à comunicação cultural e artística de formação cidadã. Esses ex-menino (a)s são hoje educadores e repassam as idéias e propostas do Projeto do MNMMR em transversal de seu tempo.


                                                      (Trupe Pé de Moleque/divulgação)


O Projeto sociocultural Pé de Moleque, em 1995, recebeu convite de uma paróquia deTorino – Itália e apresentou o espetáculo “Um Circo Bem Brasileiro” em várias cidades italianas. Entre 1996 a 2005 montou e apresentou o espetáculo “Ciranda no Circo”. Com o Governo Federal participou de parceria do Consorcio Social da Juventude.

Ao ingressar na Rede de Circo do Mundo - Brasil, no ano de 2005, participou da formação de educadores promovido pela Rede de Circo e Cirque Du Soleil, nas cidades de: Recife, São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro. Nos anos de 2006, 2008, 2009, 2010 e 2011 participou do Festival de Circo do Brasil, em Recife -PE.

Premiado pela “Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo”, em 2007, a partir do Projeto Circo e a Cultura da Paz, montou e fez carreira com o espetáculo “Pazlhaçada”. 

Também desenvolveu os projetos Ciranda dos Direitos – Fundo para a Infância e Adolescência - FIA/Petrobras. E, em 2008, integrou participação na oficina com os Anjos do Picadeiro, no Encontro Internacional de Palhaços Rio de Janeiro - RJ.

Outras integrações em eventos: grafitagem, 2009, no painel baseado no espetáculo Quidan do Cirque Du Soleil - em Canoa Quebrada - CE; na 8ª, 9ª, 10ª, 12ª e 13ª Convenção Brasileira de Malabares e Circo em Paranápiacaba - SP, Curitiba-PR, Campinas-SP, São Leopoldo-RS, Rio das Ostras – RJ; no primeiro Festival de Circo Social da Nossa América em Goiânia - GO, em 2010; na Expedição Acrobatas da Serra da Capivara – PI- 27 mil anos de proeza circense, em 2011.

E ainda, em 2007, 2009, 2012, do I, II, III Colóquio de Educadores Sociais de cama elástica do Nordeste, em Juazeiro do Norte-CE. Foi espectador do espetáculo “Alegria, Quidan, Varekai”, nas cidades de: Brasília – DF, Fortaleza-CE e Salvador-BA, em 2007, 2009, 2012, respectivamente.

Nesse ano de 2012, na Rio+20 - Cúpula dos povos na cidade do Rio de Janeiro – RJ, também montou sua tenda cultural e mostrou seu circo.

Com todo esse currículo, o Pé de Moleque tem bagagem de sobra para brilhar no picadeiro do Circo Harém. E, nessa sexta feira, 20, às 20 horas, o espetáculo será a Trupe Pé de Moleque, com a participação da família Acioly.

Ô vale o sol/Ou brilhe a lua/Olha o artista que no Circo Harém atua./Ô valha o céu da alegria/Brilhe o circo e a fantasia./Ô raia o sol/Suspende a lua/O Pé de Moleque no Harém contagia.”
                                                                (paráfrase da quadrinha popular circense)
Baixe circo-seminario.jpg (114,8 KB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário