sábado, 30 de junho de 2012

Mostra p'ra gente ver


 Mostra p’ra gente ver.
por maneco nascimento

Nestes dias 30 de junho e 1º. de julho (sábado e domingo) de 2012, o Teatro Municipal João Paulo II abre as portas da Casa à Mostra de Resultados das Oficinas de Arte – 1º. Semestre, oferecida à comunidade. A partir das 18 horas, arte na Praça Aberta e, às 19 horas, é toda no palco do Teatro. Na pauta os exercícios facilitados em sala de aula.

Na programação, desse final de semana, as respostas aos estímulos em oficinas de Iniciação ao Balé Clássico; Dança Contemporânea a crianças, jovens e adultos; Dança de Salão, Teatro e, na prática de musicalização, recital de Violão. Projeto de incentivo à aptidão artística, as oficinas de arte do Teatro Municipal João Paulo II são realizadas pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e têm, ao longo do experimento acertado, conseguido resultados a arte e artistas iniciados.

As atrações de agenda: coreografias das turmas de Balé Clássico, dos instrutores Manuela Monte, “Aulas livres e ilustradas” e o “O Forrozinho das danadinhas”, de Sidh Ribeiro. Do contemporâneo, “Jaraguá”, criada por Fernando Freitas e a “Quadrilha Alfabetização do Corpo", Grupo da melhor idade, facilitado por Vanice Oliveira. Beth Bátalli e sua turma do contemporâneo dançam “Rio”; Fernando Freitas e a turma de dança de Salão trazem "Salsa"; Roger Ribeiro e seus iniciados apresentam perfomances dos autores nacionais, Ísis Baião e seu texto “O enterro”, “Enfim só...!”, de Jomar Magalhães e “As pérolas de D. Maria”, de Júnior Martinez. A oficina de iniciação ao violão, com Alfredo Werney, pauta “Recital Gonzaguiano”.

Também na programação, resultados de grupos residentes, como o Stylo Livre, com as coreografias “Acordando no ritmo da dança” e “Reação em cadeia", com linguagem de dança de rua; o Grupo Lego, de experimento musical, traz seu “Pocket show”; o DC Dance concorre pelas criações “Farofa Mix” e “Dissidência” e o Grupo Capoeira Contemporânea que atende a crianças e jovens da região do Dirceu Arcoverde, mostrará seus gingados de tradição e memória cultural. 

Os convidados especiais da Mostra, O Nuclinho do NAI Dirceu, com a coreografia “Baile”; a Bátalli Cia. Dança, com as coreografias 
“Essência”, “Eu” e “Álbum coreográfico”, da pecha da coreógrafa que assina o nome da companhia de dança. Do NAI Dirceu, as peças “Me dá a honra dessa dança?” e “Trio Pipoca”. O coreógrafo Helly Jr. preparou para seu aluno, Pedro Sá, a coreografia “Experimento” e o bailarino Douglas Lima, da Bátalli Cia. Dança, compôs“O pequenino”.

Dias 30 de junho e 1º. de julho, os olhos da comunidade do Dirceu Arcoverde estarão voltados para a Mostra de Resultado – 1º. Semestre, uma iniciativa do Teatro Municipal João Paulo II em prestar contas aos familiares, amigos e público afim da Casa, acerca das práticas artísticas produzidas nas dependências do TMJPII.

A partir das 18 horas, na Praça Aberta e às 19 horas no palco do Teatro João Paulo II, a hora e a vez serão dos aspirantes a futuros artistas que a cidade de Teresina mantém em continuado exercício de informação e formação cultural.



Quem quiser “curiar” as coisas e as cores culturais das oficinas de arte, do Teatro Municipal João Paulo II, não pode esperar esses dias 30 de junho e 1º. de julho passarem em brancas nuvens. Primeiro a vontade, depois o desejo e olhos a quem mereça ser espiado. A Mostra de Resultados - 1º. Semestre, do TMJPII, é o mote.

Nenhum comentário:

Postar um comentário