sábado, 14 de julho de 2012

Rádio Pioneira


Rádio Pioneira
por maneco nascimento

Quem é da geração que hoje conta seus 50 ou + idade, certamente vai lembrar-se das horas que ganhou ouvindo programação de rádio e, especialmente, a da Rádio Pioneira de Teresina. Cresci ouvindo as grandes vozes (Deoclécio Dantas, Dídimo de Castro, Carlos Said, Carlos Augusto, Rock Moreira, Joel Silva, entre outros) daquela emissora de rádio e essa audiência fez-me tornar radialista.

Programas que sempre ouvi “A Grande Revista Pioneira” e o “Correspondente Pioneira” davam-nos informações privilegiadas. O “Seu Gosto na Berlinda”, do memorável Rock Moreira, com sua peculiaridade de locução e os recados à porteira da localidade tal, davam um sentimento de retorno aos dias de memórias rurais. Um luxo insubstituível.

E teve tanta audiência que arranjaram um espaço na parte da tarde pra fazer a segunda audição de ‘Seu gosto na berlinda’, porque não dava para atender com uma hora só. Aí, abriram espaço na parte da tarde: passou a ser ‘Seu gosto na berlinda’ 1ª. audição e ‘Seu gosto na berlinda’ 2ª. audição (SILVA, 2003).” (Andrade, José Maria Vieira de. RÁDIO PIONEIRA DE TERESINA: “A Emissora Que Não Pára” IN Rádio: encruzilhada da história: rádio e memória/organizadores Francisco Alcides do Nascimento, F. C. Fernandes Santiago Jr. – Recife: Bagaço, 2006. 278p.)

Sempre fui um bom ouvinte de rádio e entre os programas informativos, jornalísticos e esportivos havia também os musicais. De memória, lembro que quando adolescente, já estudando na Escola Técnica Federal do Piauí – ETFPI, precisava acordar muito cedo para ir fazer educação física. Numa dessas vezes em que precisei ligar o rádio de madrugada, para conferir a hora, antes de sair de casa, ouvi pela primeira vez a música “Amor, meu grande amor”, de Ângela Rô Rô.

A Rádio católica foi instalada e estruturada com uma aparelhagem moderna, na Rua Senador Teodoro Pacheco, no local onde funcionava a União dos Moços Católicos. A Pioneira começou a funcionar em caráter experimental no dia 13 de julho de 1962, sendo que o ‘primeiro sinal transmitido [...] foi às 21 horas com a gravação ‘Cavalaria Ligeira’ – disco do Monsenhor Joaquim Ferreira Chaves’.” (Pereira, Luciana de Lima. MEB – PI e a Luta da Igreja Católica pela (Re)conquista da Sociedade Piauiense IN Rádio: encruzilhada da história: rádio e memória/organizadores Francisco Alcides do Nascimento, F. C. Fernandes Santiago Jr. – Recife: Bagaço, 2006. 278p.)

Oficialmente, a Rádio Pioneira foi inaugurada no dia 8 de setembro de 1962, às 8h horas, com ‘missa na Avenida Barão de Gurguéia, sendo que, nos transmissores, às 10 horas, foi cortada a fita, na Rua Senador Teodoro Pacheco, 1179, com a presença de Dom Avelar (...)’” (Pereira, Luciana de Lima. MEB – PI e a Luta da Igreja Católica pela (Re)conquista da sociedade Piauiense IN Rádio: encruzilhada da história: rádio e memória/organizadores Francisco Alcides do Nascimento, F. C. Fernandes Santiago Jr. – Recife: Bagaço, 2006. 278p.)

Ao completar 50 anos, oficialmente, pela primeira transmissão ocorrida em 13 de julho de 1962, essa emissora de rádio continua mantendo padrão popular de audiência e, pela natureza de acompanhar novos tempos e outras curiosidades, ainda encontra panos à manga para manter-se Rádio Pioneira de Teresina.

Ao mesmo tempo em que a Rádio Pioneira de Teresina conseguiu realizar um importante trabalho no campo educativo (...) o seu pioneirismo também se estendeu aos programas que, desde muito tempo, eram sucesso no rádio piauiense, promovendo importantes inovações tanto em termos de aparelhamento técnico quanto na forma de se fazer radiocomunicação no estado.” (Andrade, José Maria Vieira de. RÁDIO PIONEIRA DE TERESINA: “A Emissora Que Não Pára” IN Rádio: encruzilhada da história: rádio e memória/organizadores Francisco Alcides do Nascimento, F. C. Fernandes Santiago Jr. – Recife: Bagaço, 2006. 278p.)

É para festejar hoje e sempre o papel de comunicação social que a emissora católica, trazida a Teresina por Dom Avelar Brandão Vilela, manteve. A Rádio Pioneira criou na cidade um padrão que fecha-se em unanimidade, seja nas falas de ouvinte ou de profissionais que por lá passaram.

Seu pioneirismo faz da Rádio Pioneira de Teresina a nossa número 1.




Nenhum comentário:

Postar um comentário