sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Cinema no

"É proibido cochilar"
por maneco nascimento

O Complexo Cultural Club dos Diários\Theatro 4 de Setembro começa nesta terça feira, 11 de janeiro, as atividades artísticas e culturais da Casa,  com a exibição de filme, no horário de meio dia, no Teatro "Torquato Neto", com Entrada Franca. 

O Projeto "É Proibido Cochilar" reativa a proposta capitaneada por Arnaldo Albuquerque, no passado, de gerar hábito de exibição de cinema para o público da hora, comerciários no horário de almoço, visitantes do Complexo e amantes  da sétima arte.

A estreia é nesta terça feira, 10 de janeiro, quando o filme-documentário "Retratos da Eficiência", dirigido por Vítor Sampaio, com produção executiva de Denise Medeiros e edição final de Francinaldo Sousa e Vitor Sampaio. 

O filme imerge na estatística de São Gonçalo do Piauí. Ela, entre uma das cidades do estado, com maior índice de pessoas com deficiência. A cidade perdeu o Título de município com maior número de deficientes, em 2015.

Para chegar até o filme, conta  Denise Medeiros, tudo começou quando ela e Vítor Sampaio participaram de uma oficina de cinema, oferecida na Casa de Cultura de Teresina. Em seguida, criaram um grupo de cinema que se reunia na ABD Piauí. Correram atrás de editais de audiovisual e esbarraram no do BNDES. 

Definir foco de trabalho, aprontar um Projeto à concorrência. Descobriram São Gonçalo do Piauí como o município, à época, com maior número de deficientes do estado. Projeto inscrito em 2011, foram agraciado no final de 2012, começaram a realizar o filme que, só foi finalizado em 2016.

Segundo Denise Medeiros, muita coisa concorreu para a demora da conclusão da fita. Os impedimentos foram desde o tempo das pessoas envolvidas, mulheres que engravidaram e a produção teve que esperar os nove meses de gravidez das participantes e até o desparecimento de pessoas queridas. "E ai foi acontecendo quando possível", diz a produtora.

"Houve no filme uma pessoa muito querida que morreu. O Manoel Machado, o Cego Machado, que morreu de câncer", testemunha Denise. No filme estavam o "Cego Machado, sua esposa e um dos filhos dele", finaliza Medeiros.
  
"Retratos de Eficiência" aponta o lado mais humano e as eficiências das pessoas especiais da cidade de São Gonçalo do Piauí. As vivência simples, a sobrevivência espelhada 
no exemplo de portadoras de necessidades especiais e os exemplos de vida. O filme teve uma avant première em 07 de dezembro de 2016 e retorna agora para maiores exibições públicas.

Faz a reestreia, para convidados, amigos, imprensa e o público em potencial, dentro do Projeto "É Proibido Cochilar", no dia 10 de janeiro (terça feira) e fica em temporada até sexta feira (13), sempre no horário de meio dia, no Teatro "Torquato Neto", com Entrada Franca.

Serviço:
Projeto "É Proibido Cochilar"
estreia: 10 de janeiro
às 12 horas
no Teatro "Torquato Neto" 
com o filme "Retratos da Eficiência"
exibições mais, dias: 11, 12 e 13 de janeiro
Classificação Livre
Entrada Franca.
Informações: 3222 7100

Nenhum comentário:

Postar um comentário