sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Natal Pela Cidade toca

os jardins de Karnak
por maneco nascimento

O"Natal Pela Cidade", capitaneado pelo Governo do Estado, Secretaria de Estado de Cultura do Piauí e Projeto Música Para Todos, depois de percorrer o conjunto habitacional Tancredo Neves (Praça das Palmeiras, 20 dez.) e assentar praça na Pedro II (21 dezembro 2016), chegou a vez de plantar melodias e espraiar sonoridades e virtuoses de orquestra nos Jardins do Palácio de Karnak.

(apresentações do Natal Pela Cidade na P2)

A primeira noite da temporada de dois dias agendados, para aquele Equipamento de cultura política (Karnak), deu-se no dia 22 de dezembro, a partir das 18 horas, e encontrou o público visitante, transeunte, e famílias, com muitas crianças, que vieram visitar, conferir a decoração fachada natalina da sede do Governo.

Ali, entre o paisagismo inconfundível de Burle Marx, com seus espelhos d'água, carnaubeiras, símbolo do brasão/bandeira piauiense (época ouro da cera exportação extraída dessa palmeira), passeios(travessas) entre os lagos dos Jardins oficiais e outras árvores que apresentam a fachada do patrimônio arquitetônico edificado (estilismo/neoclassicismo), deu-se o milagre da música e canções instrumentalizadas que falam a linguagem universal que toca os ouvidos.

No palco erguido à esquerda, do ponto de vista de quem adentra a área restrita do Palácio de Karnak, a Orquestra Jovem do Música Para Todos armou seu cerco de boa música e enlevou espíritos ouvintes aos sons cunhados dos instrumentos de cordas friccionadas, que compõem aquele coletivo sonoro.

Com a regência do maestro Davi Emerson e, tendo como solista de violino, o músico Ruan Carlos, a lírica moderna composicional e instrumentalizada ao enleio das partituras fez-se obra viva. De criações brilhantes aos Tons e sons extraídos da sensibilidade de músicos instrumentistas, arrojaram-se melodias sentimentais, definitivamente peroladas, às cifras musicais lançadas ao ar sereno da noite.

Como esclareceu a apresentadora do Projeto itinerante "Natal Pela Cidade", a cantora Cláudia Simone, a Orquestra Jovem do Música Para Todos, juntamente com a Orquestra de Violões e a Orquestra de Flautas repercutem os carros chefe da extensão da escola/instituição, à comunidade, d'arte de prática de música e dão a nota para a musicalização e profissionalização a quem procure o Projeto Música Para Todos (Instituto Cultural Santa Rita).

No repertório que recepcionou o público, na noite de 22 de dezembro, a Orquestra Jovem do MPTodos bridou a assistência com peças de Vivaldi (As Quatro Estações - Primavera, etc), temas natalinos (Quero ver[Quero ver você não chorar];Então é natal; Adeste fidelis, Bate o sino, entre outros).

E, para o gran finale, Ela tocou os corações com temas populares do cancioneiro nacional. O "Xote das meninas", do Velho Lua (Luiz Gonzaga) e "Mourão", de César Guerra-Peixe, um belo exemplar, orquestrado da música brasileira erudito-popular, que inspira acontecimentos religiosos ou não, comportamento do povo e folclore do nordeste, objetos de estudos e vivência do compositor fluminense, de Petrópolis (RJ).

Uma bela exposição da música e práxis indispensável a quem sabe melhor escutar um instrumento. A Orquestra Jovem do Música Para Todos sabe ser sujeito musical e o material valioso está às vistas e ouvidos de quem se detém em ouvir o que sai dos seus instrumentos de cordas friccionadas.

Bela exposição de arte e cultura em música!
Quem perdeu a agenda do dia 22 de dezembro, ainda tem a última chance de conferir esse Projeto que é o "Natal Pela Cidade".

Hoje, 23 de dezembro, a partir das 18 horas, nos Jardins do Palácio de Karrnak, encerram-se as ações do "Natal Pela Cidade"

Só tem + essa oportunidade. É correr pra ver! E não paga nada. O acesso é livre. É só romper os portões do Palácio e conferir.

***agende-se:
hoje, 23,
às 18 horas
nos Jardins do Karnak
Orquestra Jovem do Música Para Todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário