sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Aos olhos de Muniz

Roberto Muniz Dias: #Fama#emtemporeal#
Veja, leia e regurgite, se quiser.

[FAMA em tempo real


O espetáculo #Fama em tempo real é uma despretensiosa viagem ao mundo metalinguístico do fazer teatral que mistura dança e música. 
É uma viagem de paisagens bem escolhidas tanto no cancioneiro nacional, como dos grandes musicais internacionais. Achei potencialmente ousado. Merecia recursos para uma grande produção, tão grande quanto à imaginação de João Vasconcelos e direção de Adriano Abreu.
Alguns “bifes” são memoráveis, como aquele em que João fala: “enquanto houver fita crepe e viado, haverá teatro (arte)!”. Não deixa de ser uma verdade, mas não limitadora. 
Temos uma diversidade de pessoas espalhadas em cena que transita por musicais importantes como Mamma mia (2008) e Footloose (1984). Tudo cantado ao vivo por cantores piauienses com versatilidade comprovada pelo talento e desenvoltura.
Mas não é apenas uma viagem musical é também fílmica passando por alguns filmes emblemáticos como Good Morning, Vietnã (1988) – a semelhança entre Adriano Abreu e Robin Willians é impressionante, até pensei que fosse ele na projeção que antecedeu a abertura –; Singing in the rain (1952). 
Enfim, foi um passeio delicioso que enchia meus olhos com as memórias afetivas daqueles filmes e músicas, com as intervenções dos artistas e dos próprios diretores, quebrando a quarta parede, fazendo do espetáculo uma deliciosa sessão  ensaio aberto.
Os atores são submetidos a uma audição na qual seus dotes artísticos são avaliados. Vê-se que há uma crítica à vaidade dos artistas que se acham a própria arte personificada. 
“A vaidade mata o diabo”, encapsulado na “cena” em que os atores se confrontam com espelhos iluminando os próprios egos. Suas imagens repetidas revelam a busca da perfeição, mas também revelam a rivalidade e a vaidade.  
Escrevo tudo isso sobre o espetáculo como se fosse grande, e poderia, se não fosse a assumida falta de recursos. Era para ser grande, como um grande musical. Mas alguém pode dizer que o lastro usado dos grandes musicais – a recepção, crítica e sucesso – são desvantagens para uma produção que se autointitula musical, mas é aí onde entram em cena os cantores. 
Nada de play back. Eles atuam, cantam e interagem com os dançarinos (nem sei se são apenas isso). A dança é outra grande potencialidade do espetáculo. Coreografia precisa e plástica, harmonizando com a proposta de misturar as artes. E os músicos da banda que também performam ao vivo, também atuam. É um grande e divertido ensaio artístico de todos envolvidos.
As músicas também fazem uma viagem pelas nossas mais emblemáticas vozes como Elis Regina, Djavan e Cazuza. Não deixa de ser quase uma experiência sinestésica entre sons e paisagens musicais.
E há também o pastiche, a comédia dos artistas diletantes, sonhadores que entram em cena para encontrar uma oportunidade de fama.
E finalmente conseguem os famigerados 15 minutos de fama.

Ficha Técnica:
João Vasconcelos – Direção e Produção Geral,
Pablo Erickson – Iluminador
Fabiano Bezerra – Gerente de Som
Edithe Rosa – Camareira/Contrarregra
Adriano Abreu – Direção de Cena
Stella Simpson – Figurino e e Caracterização
Antonio José – Gerente de palco
Marcio Britho – Operador de Som
Cantore(a)s
Cláudia Simone – Cantora
Gislene Danielle – Cantora
Vieira Neto (Kiko) – Cantor
Bailarino(a)s –
Chica Silva – Coreógrafa e Bailarina
Jeciane Sousa – Bailarina
Zé Carlos Santos – Bailarino
Robert Rodriguez – Bailarino
Músicos:
Fábio Mesquita – Piano e teclados
Lucas Coimbra – Direção Musical e voz
Lucas Santana – Guitarra
Machado Jr. – ContraBaixo e Voz
Roberto Carvalho – Bateria]
fonte: (- See more at: http://robertomunizdias.com/index.php/2016/12/23/fama-em-tempo-real/#sthash.HfskhObE.Haxm75Bb.dpuf)
fotos/imagem: (Luciana Marreiros e Robert Rodriguez)

Nenhum comentário:

Postar um comentário