segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Os nortes do Teatro nordestino

são do Nortea
por maneco nascimento
Nesta terça feira, 23 de agosto, das 9h às 12h, o Nortea será o norte de discussões, durante o FestLuso 2016.
Teresina sedia a 5ª Edição do Núcleo de Laboratórios Teatrais do Nordeste – NORTEA, dentro das ações parcerizadas do Festival de Teatro Lusófono – FESTLUSO 2016 - Ano Júlio Romão
Discussões, apresentações de propostas da cena de Grupos e projetos de dramaturgias, identidade de interações estéticas e foco no fazer teatral, como obra e arte de sobrevivência, à práxis de palcos, resultados e respostas pragmáticas do ato cênico.
Teatro na cena empreendida em formas de fortalecer a arte, a profissão e o produto cênico em penetração no mercado de negócios e geração do capital teatro, à sobrevivência nos mercados e futuros das indústrias culturais e suas redes de produção e serviços capital. Nortear o teatro de Grupos e Cias. e projetar estratégias de investimento no próprio capital teatral, e recorrendo à permanência de gerar mercados e renda ao ato cênico. Nenhuma dessas atenções podem prescindir de discussões do Nortea.
A 5ª. Edição do NORTEA aproxima mais fronteiras de diálogos cênicos, ao se instalar e abrir interativo de idéias e discussões coletivas, dentro do Festival de Teatro Lusófono – FestLuso 2016, que acontece no período de 22 a 28 de agosto, em equipamentos culturais, praças e logradouros públicos outros da cidade. 
A cena Lusófona dialoga com a cidade de Teresina, Piauí, Brasil. Além das apresentações Lusófonas em Teresina, os espetáculos circularão também pelos municípios de Parnaíba, Piripiri, Floriano e Oeiras.
As ações do NORTEA terão sede na Casa da Cultura de Teresina, na Praça Saraiva, no período de 23 a 27 de agosto de 2016, turno da manhã, sempre das 9h às 12 horas. 
O Núcleo de Laboratórios Teatrais do Nordeste, aqui instalado, segue a iniciativa de negociações do Coletivo Piahuy Estúdio das Artes, através de seu coordenador Adriano Abreu. Os serviços de coordenação geral das comunicações, mesas redondas e painéis, processos e experimentos Nortea têm a participação efetiva Abreu.
No primeiro dia, 23 de agosto (terça feira), das 9h às 12h, no Auditório da Casa da Cultura, ocorre a Abertura oficial do Nortea, realizada por Francisco Pellé (Coordenador do FESTLUSO). 
A Mesa Redonda a ser apresentada tem como discussão “O Teatro Brasileiro de Expressão Nordestina: Realidades, Desafios e Perspectivas”.

Os Expositores da comunicação: 
1. Fernando Yamamoto (Grupo Clowns de Shakespeare – RN); 
(Yamamoto, da cena potiguar/acervo: F. Yamamoto)
2. Marcelo Flecha (Pequena Cia. de Teatro – Ma); 
(o Teatro de Flecha, no Maranhão/acervo: M. Flecha)
3. Pedro Vilela (Trema! Plataforma de Teatro – Pe) 
(Trema! O Pernambuco em Vilela/acervo P. Vilela)
O Moderador, da conversa franca, será Adriano Abreu (Coletivo Piauhy Estúdio das Artes –Pi)
(esse imperador lúdico, do Piauhy Estúdio das Artes/acervo: A. Abreu)
O Nortea consigna parceria com o FestLuso 2016 - Ano Julio Romão, que realiza o Festival de Teatro Lusófono. 

O Festival foi gerado, neste ano, com o apoio do Governo do Estado do Piauí, Secretaria de Estado da Cultura - SECult, através do SIEC, Armazém Paraíba, Uespi e Circuito de Teatro em Português.
Cena Lusófona.
Teatro Sem Fronteiras e Sem Tradução!

Serviço:
Nortea/FestLuso 2016
de 23 a 27 de agosto
na Casa da Cultura de Teresina
das 9h às 12h
Entrada Franca.
Informações: (086) 9.8812 0262 (Adriano)/ 9.9469 1702 (Silmara)

Nenhum comentário:

Postar um comentário