quarta-feira, 31 de agosto de 2016

1 em 4: Dança

Theatro festeja em quatro dias
por maneco nascimento

O Theatro 4 de Setembro entra em período de festa. Nesta quinta feira, dia 01 de setembro, começam as atividades de festejos. E até dia 04, data da aniversário da Casa de espetáculos, muitas atrações passarão pela ponte das estrelas que brilham arte e cultura produzida na cidade. Serão motivos a 122 anos festejados pela arte e cultura.

No próximo dia 04 de setembro, o Theatro 4 de Setembro completa mais um ano, em uma de suas datas de aniversário.
O Complexo Cultural preparou uma semana de festejos comemorativos aos 129 anos (data de surgimento da idéia reclamada de construção de um novo Theatro), primeira data de aniversário. E, se soma aos 122 anos, desde que foi entregue à comunidade para exibições públicas de manifestações artísticas.
De 04 de setembro de 1889, após a confirmação do Governador da Província de que seria construído um novo Theatro, ficou marcado no calendário a primeira data de seu aniversário. No dia 21 de abril de 1894, o prédio foi inaugurado e entregue à cidade, esta a segunda data de aniversário da Casa.
Para este 2016, o Complexo Cultural Club dos Diários/Theatro 4 de Setembro reuniu artistas, grupos e companhias, nas diversas linguagens, para quatro dias de ações, que começam dia 01 de setembro e seguem até dia 04, data de oficiais comemorações do aniversário.
As atividades artísticas ganham os espaços da Galeria de Arte do Club dos Diários “Nonato Oliveira”; Teatro “Torquato Neto”; Theatro 4 de Setembro, Café Literário “Genu Moraes”; Auditório “Chico Periera da Silva”, Espaço Cultural “Osório Jr.”/Bar do Club dos Diários e Praça Pedro II.
A programação de 01 de setembro, quinta feira, as ações estão voltadas à Dança. Pela manhãna Galeria de Arte do Club dos Diários “Nonato Oliveira”, às 10h, Recepção musical, com um Grupo da Escola de Música do Estado “Possidônio Queiroz”, sob a coordenação de Paulo Dantas.
 
(Grupo musical OST/divulgação)
Em seguida, a solenidade Lançamento Programação Aniversário do Theatro 122 Anos. AberturaExposição – “Bailarinas de Teresina” (Escola de Dança Balé de Teresina/Cia. de Dança Luzia Amélia.
(foto: (Kelson Fontenele)
Nas ações artísticas, as coreografias “Caretas”, do coreógrafo Léo Barbosa (Escola de Dança do Estado “Lenir Argento” e “Paquita”, da coreógrafa Luzia Amélia (Escola de Dança Balé de Teresina/Luzia Amélia. Encerrando a manhã com um Coffe break aos convivas.
(Escola Balé de Teresina e "Caretas": EED "Lenir Argento"/divulgação)
No turno da tarde, na Galeria de Arte do Club dos Diários “Nonato Oliveira”, às 17 horas, apresentação da coreografia “África de onde viemos”, da coreógrafa Samara Rocha (Casa Meio Norte). Entrada 1kg de alimento não perecível.
À Noite, Theatro 4 de Setembro, às 19 horas, solenidade/Espetáculo 20 Anos – Casa de Zabelê . Coreografia, "Casa de Zabelê 20 anos: Alçando voos, transformando vidas.", da coreógrafa Kiara Lima (Corpo de Baile Casa de Zabelê). 
(Zabelê 20 Anos/acervo: Casa de Zabelê)
Às 20h30, acontece o espetáculo “Fuga”, do Balé da Cidade de Teresina. Coreógrafo, Dongo Monteiro; música de Philip Glass; poema de Wilker Marques (Balé da Cidade de Teresina). Entrada um 1kg de alimento não perecível.

(Fuga/Balé da Cidade de Teresina/acervo: BCT)
E, no Espaço Cultural “Osório Jr.”/BCD, às 22h, espetáculo musical “Dianas” da Só Homens Cia. de Dança. No final da noite do dia 01, às 22h40, show “Bossa Nossa Voz e Violão”, com Alessandro VieiraEntrada Franca.

 (o Bossa Nossa Alexandre Vieira/acervo Ale Vieira)

Curta essa Festa.
O Theatro convidaa você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário