segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Calçada Jazz

ZeroOitoMeia Trio & Convidados
por maneco nascimento

O movimento sempre foi musical. 
(acervo Clube Instrumental/(086) Trio)

Musical instrumental e seus selvagens instrumentadores de cordas de aço, bateras, sanfonas e foles e sopro e teclados e outros + instrumentos que ondeiam aos sons e tons e dons de bem tocar um instrumental.
 
(acervo Clube Instrumental/(086) Trio)

O Clube Instrumental surgiu para ocupar a charmosa calçada elevada do Bar do Club dos Diários e para ali se deslocou e instalou música, jazz band blues pop rock mpb e ademais estações da canção brasileira instrumental.
 
(acervo Clube Instrumental/(086) Trio)

Noites memoráveis, terça feiras impagáveis, que começavam sempre às 18h58 e seguia música até às 22 horas. Público de ouvido seguidor, voltado àquele som e músicos, compositores, criadores, arranjadores e donos de seus instrumentais. 
 
(memória do Clube/acervo Clube Instrumental/(086) Trio)

Sempre foram noites malha vistosas da música autoral e dos desdobramentos aos sons criados pelos bambas que se não são sambas, bossa, baião, forró ou bele fossa, sempre nossa seara, celeiro de ser bom e tocar um instrumento.
 
(memória do Clube/acervo Clube Instrumental/(086) Trio)

O que começou bem, como local de escolha de assento musical no BCD, agora ganhou outra calçada + espaçosa, num corredor de vento e gentes que passam para ficar e gente que vêm para bem escutar a voz instrumental do (086) Trio & Convidados.
 
(memória do Clube/acervo Clube Instrumental no BCD/(086) Trio)

O Clube Instrumental desceu a calçada do BCD e agora ocupa o calçadão passeio do Art'Bar (Bar do Toin), logo ali,  entre o luxo arquitetônico edificado do Theatro 4 de Setembro e Cine Rex e tendo como quintal de espia, às costas largas, a Praça Pedro II (Aquidabã Sem Número).
 
Já na primeira edição, logo ali no novo espaço, uma noite de instrumentais e instrumentos que ressoaram os tempos e as horas do doce calor da cidade verde, terras de Mafrense escolhidas, e povoaram as vagas da P2, entre as árvores, ruge ruge dos vais e vens e vidas em transeuntes necessários à verve urbana.

Chega ali, no palco reservado ao lado de prédios histórico culturais, na praça do povo, habitada por hippies e artistas urbanos, jovens, passantes, passeantes, mototáxis, táxis e carros que circulam e param e fazem seu tempo e sua hora, uma brisa caliente, mas que, por vezes, refrigera os assistentes. 

Ela vem, chega e se choca nos ocupantes das mesas e assistência do Clube Instrumental. Pode vir do rumo da São Benedito e avenida Leônidas Melo; da Treze de Maio, nos sentidos do Barrocão ou centro velho da Landri Sales, logradouro do Liceu Piauiense, ou ainda da vizinha Timon, pulando e assomando aos ventos frescos do Velho Monge, achegando-se pela Sen. Teodoro Pacheco.
 
(memória do Clube/acervo Clube Instrumental/(086) Trio)

A brisa quente chega e se mistura aos sons instrumentados e virtuose de músicos que sabem bem a língua do que toca o coração das gentes e ouvidos afiados à música instrumental. 

Pois foi ali, no Art'Bar descido ao passeio da Praça P2 e corredor cultural do centro artístico de Teresina que, na noite de terça feira do dia 22 de dezembro de 2015, a partir das 19 horas, estreou em novo campo de exploração o Clube Instrumental e o (086) Trio e Convidados, conduzidos pelos anfitrion music jazz band, Alexandre Rabelo Jr., Bruno Moreno e Lívio Nascimento.
 
(esse Trio é ZeroOitoMeia/acervo Clube Instrumental/(086) Trio)

Já, na boa estreia, estrela de boa, houve um arsenal de boa música e músicos e seus instrumentos selvagens. Lá na ponta da aliança musical instrumental passaram Marcel Régis (guitar); o menininho prodígio e filho do mestre Ivan Silva, o pequeno Igor que instrumentou seus foles e tocou Luiz Gonzaga e um tema de natal e olha que ele só tem 6 anos de boa idade, já bem aproveitados.
 
(O Clube na P2/Art'Bar//foto: Carla Maracaipe)

Também compuseram tempero instrumental, o nosso violonista Josué Costa e seu delicado violão; Júlio Medeiros, em alta fidelidade de um baixo acusticamente afiado. Uma cancha, ou canja afinada de Ítalo, na bateria; Ivan Silva, na velha e doce sanfona, filha dos mestres populares de foles de tradição expandida e, Filipe em seu acarinhado baixo falante. 
 
(Clube Instrumental é cajuína, fruto da terra/foto: Carla Maracaipe)

E, claro, as presenças de (086) Trio, Jazz no Fole e Josué Trio. Tudo assim levemente musical e muito bem instrumental, porque a redundância aqui nunca peca por excesso.

O Clube Instrumental gerou cultura desde o dia 11 de agosto de 2015, no Bar do Club dos Diários. Foram doze edições, em 12 terças feiras bem musicais. Em novembro o Clube, na pessoa de integrantes do (086) Trio, deu uma pausa para que estes pudessem realizar negócios e futuros fonográficos, em Sampa.

Em dezembro rolaram duas edições, entre as doze registradas. Uma no Bar do Club dos Diários e outra já no Art'Bar (22 de dezembro).

Quando entrar janeiro e a boa nova andar nos campos instrumentais, seguramente o Clube Instrumental e o ZeroOitoMeia Trio & Convidados hão de brilhar no corredor cultural da P2, Theatro 4 de Setembro, Cine Rex, às barbas do Art'Bar.

Aviso aos navegantes, quem gosta da boa música instrumental e seus sons que rolam na cidade e assentam tom e Jobins e Itamares e Julios e Livios e Leos e Robertinhos e Pepeus e Gonzagas e Hermetos e Sivucas e os Mulheres e os Etílicos e Menezes e Erisvaldos e Brunos e Alexandres e Régis e Ivans e Filipes e Ítalos e Josuéis e Igors e Geraldos e Flauberts e Xicos Vais, et al + musical, não perdem por esperar.
 
(antes no BCD, agora no Art'Bar/acervo Clube Instrumental/(086) Trio)

Depois das festas e saltos do ano que passa ao ano que se alinha ao novo, o Clube Instrumental volta. Lá pela segunda terça feira de janeiro/2016 e não vem prosa, vem prosa, poesia, vozes e falas alinhavadas às malhas finas de sua majestade o Instrumental.

Não perca por esperar. Ouça essa melodia, ela é de instrumentais!

4 comentários:

  1. Ganha-se muito vendo, ouvindo, cantando e balouçando o corpo ao som maravilhoso dos que por ali tocam(ram).
    Estamos com ótimas expectativas!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ganha-se muito vendo, ouvindo, cantando e balouçando o corpo ao som maravilhoso dos que por ali tocam(ram).
    Estamos com ótimas expectativas!!!!!!

    ResponderExcluir