domingo, 20 de dezembro de 2015

Ao céu, Selma

à terra de reis sem castelos
por maneco nascimento



Uma das vozes + belas e graves que a MPB cunhou, fazendo parte no corredor das Divas de vozeirões.

Entre graves e aveludadas e afinadas, veio de uma esteira musical brasileira que teve preferidas do poeta do morro de Vila Izabel, como Aracy de Almeida e chegou depois da emblemática do morro, Elza Soares, da divina Maria Bethânia, de Cibely de Sá Leite (Quarteto em Cy) e de Simone.

Conviveu entre Jane Duboc e foi passagem de uma geração que gerou belos vocais como Kássia Eller, Zélia Duncan, Ana Carolina, Virgínia Rodrigues e Maria Gadu.

Fruto da década de 1980, Selma Reis despontou com sua voz, gravemente suavizada pelo afinado da técnica e emoção de bem cantar a canção brasileira. Era uma Diva e muito boa atriz, com participações em seriados de tevê que não deixou nada a dever às colegas de set de gravações e do grava, erra, repete, acerta.

Linda de viver e cantar a MPB de tempos áureos. Um dos seus maiores sucessos, talvez o que deslanchou carreira de popularidade da cantriz foi "O que é o amor". Sucesso de exibição, radiodifusão, vendas e tema de seriado de tevê, "Riacho Doce".

[O que é o amor, onde vai dar
Parece não ter fim
Uma canção, cheirando a mar
Que bate forte em mim
O que me dá, meu coração
Que eu canto prá não chorar
O que é o amor, onde vai dar
Porque me deixa assim
O que é o amor, onde vai dar
Luar perdido em mim.] (O Que É o Amor/Danilo Caymmi)

Fez participação como atriz, entre outras novelas e minisséries, em "Presença de Anita", de Manoel Carlos, 2001, Globo. Uma charmosa e bela cigana, com olhos de Capitu andejava pelas ruas do vilarejo em que a menina Anita encantava um Lobo de meia idade.

Essa cantora, essa atriz foi alçada ao imponderável pelos laços do Senhor que a plantou e seguiu tempo de colheita. Morreu neste sábado, 19 de dezembro. Deixa saudades da beleza, carisma, sucesso de voz grave aveludada e da felicidade com que cantava a escolha da profissão.

Segue às estrelas, ao encontro de estelares da boa monta da música, teatro e dança. O Céu precisa de Selma para alegrar os campos do Senhor com sua voz e alegria de cantar.

[A atriz e cantora Selma Reis, de 55 anos, morreu às 5h deste sábado (19) no Hospital São José em Teresópolis, na Região Serrana do Rio. O corpo vai ser levado para Nova Friburgo, segundo informações da funerária em Teresópolis, ainda neste sábado. Selma será cremada na segunda-feira (21), no Cemitério dos Luteranos, mas o horário não foi confirmado.
De acordo com a unidade de saúde, Selma ficou internada várias vezes. A última internação durou 15 dias. O hospital informou que a atriz sofria de câncer, mas não revelou qual o tipo da doença.
Natural de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, Selma participou de várias novelas e minisséries da Rede Globo, como "Caminhos das Índias", "Páginas da Vida", "Presença de Anita" e "Chiquinha Gonzaga".
Como cantora, gravou o seu primeiro disco em 1987, quando lançou o disco "Selma Reis", depois de passar uma temporada em Nantes, na França, frequentando cursos de música. No total, na carreira, foi autora de 11 álbuns.] (fonte: http://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/noticia...)
(A Bela da hora, Selma Reis/foto divulgação)

"Biografia Selma Reis
Selma nasceu em São Gonçalo (Niterói), no estado do Rio de Janeiro e desde pequena apaixonou-se pela música. Sua família era ligada às rodas seresteiras da cidade e ela cresceu vendo os amigos de seus pais passarem as madrugadas tocando serestas em sua casa.
Envolvida com o mundo fascinante das vozes, já adolescente, Selma viu-se diante do dilema da escolha profissional. Aprovada para a faculdade de Comunicação Social, ela trancou sua matrícula na metade do curso e decidiu viajar para o exterior, conhecer outras culturas e viver novas experiências. Na cidade de Nantes, na França, uma região charmosa de Pays de La Loire, cursou dois anos da faculdade de Letras e aproveitou para estudar música. 
Em Paris, teve aulas com o professor Sr. Laurens - Stages de Perfectionnement des Emissions Vocal e aulas de técnica com o Sr. Rondeleux, autor de alguns livros sobre voz, entre eles "Trouver sa voix”. Além disso, sempre que possível, participava de seminários sobre o assunto e, com o desejo autodidata de sempre experimentar e descobrir novidades ligadas à voz, frequentou outras aulas de técnica vocal com diferentes professores. A cantora diz que foi levada para a música pelas “Vozes”, visto que ficava deslumbrada diante de grandes cantores.
Em 1987, de volta ao Brasil, gravou seu primeiro LP independente, "Selma Reis", produzido pelo fotógrafo e diretor de fotografia Locca Faria.
Em 1987, já de volta ao Brasil, gravou “Selma Reis”, seu primeiro disco independente. O trabalhou contou com participações de Dori Caymmi, Jaques Morelenbaum, Geraldo Azevedo, Paulo Jobim, Armandinho e Sueli Costa, entre outros grandes músicos e compositores. O que era sonho virou realidade e novos trabalhos se sucederam." (fonte: www.rondoniaovivo.com)
Siga em paz, para a Luz que nos acolhe no esteio primordial. 
Ao Céu a Selma.
Evoé, doce menina que segue à terra de reis sem castelos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário