terça-feira, 25 de março de 2014

Teatro Novo

"Anônimos" e suas falas
"Anônimos" é o nome do espetáculo que o Grupo Teatro Novo, de Fortaleza (CE), traz a Teresina e poderá ser conferido, nos dias 29 e 30 de março, às 19 horas, na Galeria do Clube dos Diários/Complexo Cultural Theatro 4 de Setembro.
 As apresentações, com Entrada Franca, fazem parte do Projeto Circula Anônimos – Nordeste, que percorre cidades brasileiras . A peça éum espetáculo para rir e se emocionar! Oito anos de sucesso, público e crítica!”, declara o Grupo Teatro Novo.
A montagem buscou fundamentos de dramaturgia a partir de pesquisas sobre fragilidades do corpus e corpos na terceira idade. Refletir a preciosidade que representam nossos idosos e desbancar o descaso que, por vezes, a sociedade atribui a quem envelheceu e é tratado como sem utilidade.  Para aprofundar mudanças socioculturais e manter a identidade do Teatro Novo é que, em 2006, o ator e diretor Sidney Malveira monta o espetáculo "Anônimos", ao comemorar dez anos de carreira.
O Prêmio Funarte de Teatro "Myriam Muniz", na Categoria Pesquisa - Montagem e patrocínio da Petrobrás, possibilitou ao diretor Sidney Malveira e Grupo Teatro Novo desenvolverem a pesquisa no Lar dos Idosos “Torres de Melo”, em Fortaleza, e finalizar a busca com a montagem "Anônimos".
Na montagem, o ator percorre as vias da comédia e drama para “reviver” cenas do cotidiano de três idosos e tendo o espectador como coadjuvante, como num “bate-papo” descontraído. A peça mostra um dia, como outro qualquer, num lar de idosos, onde os moradores esperam ansiosamente pela visita de seus familiares, parentes, amigos, ou qualquer pessoa que se disponibilize a ouvir suas histórias, suas alegrias, tristezas e sonhos que se renovam a cada amanhecer.
A Direção e Atuação, no espetáculo, é de Sidney Malveira, que detém ainda a dramaturgia do texto. A Supervisão de montagem é de Ricardo Guilherme; Assistência de Direção, Design e Vídeo, de Dryca Lima. A Fotografia, de Marcelo Brasileiro; Figurino de Thaís de Campos; Iluminação de Aldo Marcozzi e Cenário, Sonoplastia e Produção do Grupo Teatro Novo.
O Grupo Teatro Novo, criado em 1965 pelos atores Marcus Miranda (Praxedinho), Maria Luiza e Aderbal Freire Filho (radicado no Rio de Janeiro e um dos grandes diretores de teatro nacional), soma já + de quarenta anos e, dessa geração de artistas cearenses fundadaores, Marcus Miranda dedicou sua vida às artes cênicas como ator, diretor e cenógrafo, durante muitos anos, na cidade de Fortaleza.
Sidney Malveira assumiu a direção do Grupo Teatro Novo, em 2001, e confirmou a identidade da companhia cênica em memória de um de seus fundadores, Marcus Miranda. A continuidade de tradição e transmissão, geração a geração, das ideias geradoras do Grupo geraram fidelidade nos resultados das montagens realizadas. O segmento artístico se pauta na responsabilidade social e interage no campo econômico, político e cultural, em discussão do próprio papel na sociedade.
Sidney Malveira dirigiu os espetáculos, “Dorotéia vai à Guerra” (2001), nos 50 anos de carreira de Marcus Miranda; “Um Minuto de Silêncio” (2002), resgatando aos palcos a Dama do Teatro Cearense, Antonieta Noronha; “As Bestas” (2003), com Leuda Bandeira e Mazé Figueiredo; “Cena Contaminada” (2004), com dramaturgia experimental, a partir de obra de Caio Fernando Abreu.
Outras direções que Malveira responde, “Tempo de Espera”, de Aldo Leite, montagem de 2005. Em 2006 produziu “Anônimos” em que atua e dirige a encenação. O Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz para Pesquisa - Montagem rendeu uma leitura afinada à cena. Também produziu, em 2006, a montagem de teatro/dança “Eu Ando, Tu Andas, Eles... Observam”, de Dryca Lima.
Em 2008 e 2009  os espetáculos “Anônimos” e “Eu Ando, Tu Andas, Eles... Observam”, circulam por bairros de Fortaleza, através dos Prêmios II e III Edital de Incentivo às Artes da Fundação de Cultura, Esportes e Turismo de Fortaleza. 
(Sidney Malveira em "Anônimos"/divulgação)
Sidney Malveira também assina a direção de “Coisas – Palavras Canções”, com o veterano ator cearense Ary Sherlock, que completava 55 anos de carreira do artista. Em 2010, com o Prêmio Klauss Viana de Dança - Funarte, monta “Bianchi – História e Sonho de um Bailarino”, homenagem a Hugo Bianchi, mestre da dança cearense.
Realiza, em 2010, as comemorações dos 45 anos do Grupo Teatro Novo. Com o Prêmio Myriam Muniz - Funarte, lança o site do grupo, uma publicação, a Mostra de repertório e a estreia do espetáculo “Na Contramão do Tempo", já no ano de 2011, para temática do teatro gestual. Na estreia do espetáculo, Aderbal Freire Filho participou de um bate-papo teatral, em Fortaleza, sua terra natal.
Desde 2006 o Grupo Teatro Novo mantém, continuadamente em cartaz, uma das peças de seu repertório e tem percorrido palcos regionais e nacionais, sempre com uma excelente recepção para “Anônimos”.
A temporada da montagem, em Teresina,  ocorre nos dias 29 e 30 de março de 2014, sempre às 19 horas, na Galeria do Clube dos Diários. A Entrada é Franca.
Informações: (86) 3222 7100.

Nenhum comentário:

Postar um comentário