quinta-feira, 27 de março de 2014

Maratona 27/3

Dia do Teatro
por maneco nascimento


A Maratona do Dia 27 de Março, que começou às 7 da manhã na Praça Pedro II, com Circo Zoin; a Instalação Estátua Viva com a atriz Simara Silva e Café da Manhã para os artistas, amigos, convidados, imprensa, no Bar do Clube dos Diários, seguiu seu curso e, à tarde, às 15 horas, na Sala Torquato Neto, foi a vez do teatro do riso e do entretenimento, possibilitado por dez ex-machine que atende pelo nome de "Abrigo São Loucas"

"Abrigo São Loucas", do Grupo Harém de Teatro, com texto, dramaturgia de cena e direção de Arimatan Martins, traz um elenco azeitado por Emanuel de Andrade, Francisco de Castro, Francisco Pellé e  Fernando Freitas e possibilitou uma boa dose de risos, gargalhadas e hora de liberar o espírito e  deleite com montagem hareniana crítico-reflexiva para arroubos de memórias, ficção e "esmeras coincidências" contadas para viés da política local.

A peça vista nesta tarde, em uma hora de enredo para ironias, humor cáustico, picardias acertadas e inteligência cênica depurada, encontra a recepção do público desarmado e pronto para a cumplicidade estabelecida entre a arte do fingimento e a interlocução da magia, do lúdico e da arte do ator desvelada.

É um doce deleite assistir a "Abrigo São Loucas". O elenco, cada vez + afinado com o desenho proposto e com as falas sociais que intervêm para compreensão sócio cultural de atos políticos e poderes estéticos de ser artista e ser feliz. Ser e Estar Teatro.

Francisco de Castro, Francisco Pellé e Fernando Freitas revelam suas Marias e ex-primeiras damas em dramas e comédias entre sutis e alteradas composições que emocionam, prendem a atenção e armam para que o público mantenha-se sempre atento a reconhecer-se na próxima piada. Emanuel de Andrade, na pele de coadjuvante e de memória afetivo-amorosa do marido das ex-primeiras damas, não fica atrás. Está muito bem, obrigado.

(Pellé, Fefê e KK/fotos divulgação)

Começamos a Maratona 27 de Março com pé direito e, até que esse dia se encerre, muito + arte por todos, à parte, há de marcar espaço nesse dia de festa.

Parabéns ao Grupo Harém de Teatro e seu "Abrigo São Loucas".

Direção acertada, elenco dono da cena e teatro vivo, doelha a quem doelha. E, para os incautos, ou filhos do provérbio da Maria da Inglaterra, durma-se com essa, porque o Harém tem domínio de seu teatro e não há nada que mude a perspectiva plantada nesse lado da linha do equador.

Harém 30 anos! "Ele só quer ser, mas o pior é que Ele é".

Evoé, arte do ator!

Nenhum comentário:

Postar um comentário