quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Sertão do Lua


 Sertão do Lua
por maneco nascimento

Dia 12 de dezembro de 2012, véspera de aniversário de nascimento do grande Luis Gonzaga, o Teatro Municipal João Paulo II prestou sua homenagem ao Rei do Baião. Com o espetáculo “Sertão do Lua”, apresentado como Mostra de Resultados das Oficinas de Arte do João Paulo II – 2º. Semestre, os artistas facilitados às áreas de teatro, dança clássica, contemporânea infantil e adulta e a dança/teatro da 3ª. Idade – Alfabetização do Corpo louvaram o velho Lua. 

O coletivo das Oficinas fez releitura às memórias de Gonzagão, a partir do seu retorno à casa dos pais. Após ter feito fama, o filho “pródigo” volta à casa paterna e é recebido com festa. O enredo ilustrou memórias dançadas e dramatizadas em que os festejos da chegada do Rei do Baião se interpuseram no terreiro da casa de Januário e Santana, seus pais. 

O espetáculo que, na parte de dança, seguiu o roteiro do cancioneiro gonzaguiano apresentou 15 coreografias, pinçadas do universo das canções do grande Pássaro do agreste. Os profissionais, da dança e instrutores das Oficinas do corpo que fala, foram show!

Das oficinas do clássico vieram as coreografias, “Ave Maria Sertaneja/Vida de Viajante/Xote das Meninas, “Asa Branca”, “Dezessete e setecentos”, “Sabiá” que foram criadas por Manuela Monte; “A Mulher do meu Patrão” e “Calango da Lacraia” ficaram a cargo de Janayra Oliveira; “Forró de cabo a rabo” e “Asa Branca” tiveram a atenção de Sidh Ribeiro.

As oficinas de dança contemporânea brindaram o espetáculo com as coreografias “Acuã”, “Deixa a tanga voar”, “Olha pro céu, meu amor”, “Calango da Lacraia” e “Que nem jiló”, construídas por Beth Báttali. Vanice Oliveira, que facilita a dança contemporânea/teatro à 3ª. Idade, ilustrou uma “Ave Maria sertaneja” dramatizada, o “Forró número 1/Carolina” e “Xamego”.

As memórias contadas foram encenadas pela Oficina de Iniciação ao Teatro, conduzida por Roger Ribeiro. Wilson Costa, criou os figurinos para rememorar os pássaros e aves (asa branca, sabiá, acauã, assum preto e ema) cantados pelo Lua e os que vestiram o núcleo dramático da Casa de Gonzagão. Bid Lima foi responsável pelo figurino das rezadeiras nordestinas. O desenho dramatúrgico e argumento de cena foram assinados por Maneco Nascimento.

Música, dança e teatro se enfronharam e deram um doce deleite de apreciação da obra de Luis Gonzaga festejada. O público participou ativamente da saudade de Lua, encenada aos cem anos de Gonzagão. 

A dramaturgia, à estética de cena, teve como licença poética vestir as dançarinas como pássaros homenageados pelo cantor e compositor. Enriqueceu a cena com as cores vibrantes do asa branca, sabiá, acauã, assum preto e ema. Para quem viu o espetáculo, pode conferir a graciosidade das crianças e jovens que vestiram as cores dos pássaros e aves nordestinas.

Belas melodias dançadas, músicas bem humoradas e histórias de memórias de Luis Gonzaga rechearam de alegria a Praça Aberta do Teatro Municipal João Paulo II. A Mostra de Resultados – 2º. Semestre deu seu recado e atraiu um público extraordinário a uma prática, já contumaz, de Mostras na Praça.

Gonzagão festejado, resultados de fomentação cultural concluídos, arte e cultura de formação de identidade e pertencimento estabelecidos. Artistas da comunidade do Dirceu Arcoverde e bairros do entorno defenderam sua prática cultural através do “Sertão do Lua”. Uma beleza de ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário