quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Bebel e Cacau em Show


Bebel e Cacau em show
por maneco nascimento

Reunir duas gerações de cantoras, um privilégio. Cantar sua cidade e a música que ainda se ouve sem os ruídos da comunicação e do sucesso midiático voraz, um prazer. Criar um dialogismo através da música e ainda reunir mãe e filha cantando “o que bem merece, deixando o ruim de lado”, uma louvável idéia e um show para guardar na memória.

João Vasconcelos promove no Bar do Clube dos Diários, dia 21 de dezembro (sexta feira) de 2012, a partir das 19 horas, o grande encontro de mãe pra filha. Bebel Martins e Cláudia Simone numa noite imperdível. Em palco, a suavidade e ternura vocal de Bebel em contraponto à inquietante força de expressão cantada de Cacau. Uma guerra de musas em paz musical.

Depois de um agitado ano em que muita gente veio pra ficar e outras que vão sempre retornar ao Bar do Clube dos Diários e afinar sociedade com os agitos daquele espaço cultural, os dias de 2012 estão contados para fechar em grande estilo, nas atividades do BCD. Em que pese que o mundo não acabe, logo cedo, nem + tarde tão menos, a pedida é mesmo ir conferir Bebel Martins e Cláudia Simone, porque a vida é bela e um bom ouvido faz diferença no mundo de surdos.

Bebel é aquela diva que, quando iniciou carreira, namorou com a Jovem Guarda e reservou à memória cantar com ídolos; ir aonde o povo estava para ouvi-la arrasar. Hoje é vinho da safra que depurou na década de 1960, já maturado desviou do vinagre. Canta, porque os males espanta e o faz com qualificável voz de sabiá, seja a Chico e Tom (premiada no III Festival da Canção de 1968 – “Vou voltar, sei que ainda vou voltar para o meu lugar...”), ou a do Gonzagão e Zé Dantas [“Tu que anda pelo mundo (Sabiá)/Tu que tanto já voou (Sabiá)/Tu que fala aos passarinhos (Sabiá)/Alivia minha dor (Sabiá)...”], Bebel sabe dos trinados da canção.

E se aprendeu a cantar muito bem, a mãe, então porque não passar essa paixão à filha Cláudia, que se tornou cantora, compositora, poeta, advogada, produtora cultural, mãe e artista impetuosa para todos os trancos e arrancos da melhor canção que queira cantar.

De Torquato a Elis já mostrou que para cantar não basta só ousar, mas apreender as linhas enviesadas da melodia e do canto em franca afinação, porque música pulsa em quem sabe trinar uma emoção “E bem que viu o bem-te-vi,/A Sabiá sabia já./A lua só olhou pro sol;/A chuva abençoou...” (Gonzaguinha – Lindo Lago do Amor)

Então, antes que o mundo acabe só não será feliz quem não quiser. Porque dia 21 será a noite de Bebel Martins e Cláudia Simone no encontro “Bebel e Cacau em show”. 

As divas vão dizer que A canção brasileira chegou/Com o fim do verão/O sol está presente/Como continua/O impossível amor...” (Sueli Costa – Canção Brasileira). O impossível amor pela música, a resistência em manter acesa a chama da MPB que chama você para ouvir uma canção brasileira, ainda estão presentes.

Bebel Martins e Cacau Simone e a boa companhia de uma Banda da pesada dão a voz da graça, em atenção a quem queira ouvir a música que ainda toca o coração do ouvido sensível. Valha aqui esta canção que encante Teresina para já e a novos dias que verão chegar.


(área do Bar do Clube dos Diários/foto: divulgação)


Expediente, experimente:
Bebel Martins e Cláudia Simone
Dia 21 de dezembro de 2012
Bar do Clube dos Diários
Às 19 horas



Nenhum comentário:

Postar um comentário