segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Qual é a boa?


Qual é a boa?
por maneco nascimento

A boa é curtir a agenda do Teatro Municipal João Paulo II que preparou a Mostra de Resultados das Oficinas de Arte e Grupos Residentes, numa programação concentrada em dois dias, 11 e 12 de dezembro de 2012, a partir da 18 horas, na Praça Aberta do Teatro. 

                                            (fotos acervo Teatro Municipal João Paulo II)


Na primeira noite, 11, apresentam-se os Grupos (de dança contemporânea, street dance, hip hop, capoeira, teatro e música performance), da comunidade do Dirceu Arcoverde, que utilizam o espaço físico do João Paulo II para a criação e manutenção de suas manifestações culturais. A ocupação de espaço pelos Grupos de Residência, em serviço oferecido, gratuitamente, pela Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, atrai a oportunidade do Teatro João Paulo II solicitar uma participação dos artistas criadores Residentes, durante a Mostra de Resultados.

Na Mostra de Residentes se apresentarão a Báttali Cia. Dança, com as coreografias, “Céu” (Conjunto), “Anatômico” (Solo) e “Entre Uns e Outros Eu”, assinadas por Beth Báttali; o Grupo DC Dance, com a coreografia “Memórias de Titânio”; o Grupo Furious Free Step, com “Composição- performance livre”; Grupo Stylo Livre, com a coreografia “Dançar é?”; Grupo Capoeira Contemporânea e Grupo Ideia de Teatro. 

Entre os convidados especiais da Mostra de Residentes se apresentam o Grupo Afro Cultural Afoxá, coordenado por Artenildes Afoxá, com a coreografia “Negros Olhos de Orvalho” e o Grupo All Street Songs, com a coreografia “Cidade Elétrica”, de Márcio Felipe.

No dia 12 de dezembro, véspera de aniversário de Luiz Gonzaga, a Mostra de Resultados das Oficinas de Arte do Teatro João Paulo II homenageará o Centenário de Gonzagão. O espetáculo coletivo “Sertão do Lua” reúne as oficinas de teatro, dança contemporânea infantil e adulta, dança/teatro da 3ª. Idade – Alfabetização do Corpo e o ballet clássico.

As memórias de Gonzagão revisitadas, a partir do seu retorno a casa dos pais, serão a deixa do espetáculo. Após ter feito fama, o filho “pródigo” volta à casa paterna e é recebido com festa. O enredo dramático ilustra memórias dançadas e dramatizadas. A festa se desenrola no terreiro da casa de Januário e Santana, seus pais. 

Os pássaros e aves do sertão (sabiá, asa branca, acauã e ema) cantadas por “Lua” também são lembrados e, emblematizados, através dos figurinos dos bailarinos que interpretam as canções de Luiz Gonzaga.

O espetáculo homenagem “Sertão do Lua” tem o argumento, de desenho dramatúrgico, criado por Maneco Nascimento; a dramatização das memórias de “Lua” ficou a cargo de Roger Ribeiro e as coreografias, a partir do cancioneiro nordestino gonzaguiano, são assinadas pel(o)as instrutore(a)s Beth Báttali, Manuela do Monte, Janayra Oliveira, Vanice Oliveira e Sidh Ribeiro.

 (fotos acervo Teatro Municipal João Paulo II)

Mostra de Residentes, dia 11 de dezembro, e “Sertão do Lua”, dia 12 de dezembro, a partir das 18 horas, na Praça Aberta do Teatro Municipal João Paulo II. A chegada ao “Sertão do Lua” é franca e a Praça é de todos.

 (fotos acervo Teatro Municipal João Paulo II)

A boa é conferir e confraternizar com a cultura de ocupação da memória e história do Brasil popular, no bairro Dirceu Arcoverde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário