segunda-feira, 5 de novembro de 2012

05 de novembro: Cultura!


 
05 de novembro: Cultura!
por maneco nascimento

O dia 05 de novembro é instituído Dia da Cultura no Brasil. O Dia Nacional da Cultura é também e, especialmente, data comemorativa de nascimento do jurista, político, escritor e diplomata Rui Barbosa (1849-1923). A data comemorativa ao Dia da Cultura foi criada em 15 de maio de 1970, pela Lei No. 5.579.


(Teatro de Arena/foto: guiadeteresina.com)

E é nessa segunda feira, de novembro de 2012, dia 05 até às 24 horas, que o país festeja o Dia Nacional da Cultura. Em Teresina, também se comemora os 47 anos de inauguração do Teatro de Arena. De construção em estilo romano, o + tradicional teatro ao ar livre de Teresina está plantado na Praça Marechal Deodoro da Fonseca, conhecida como Praça da Bandeira, no centro furioso da cidade verde.
Teatro de Arena/foto: www.panoramica.com)

Sua infraestrutura está apta a receber espetáculos cênicos, musicais, festivais, encontros comunitários, políticos e festas populares. Protegido pelo parque natural de árvores frondosas em seu entorno, o Teatro de Arena, dotado de camarins e equipamentos cênicos básicos, é sede tradicional do Festival de Violeiros do Norte-Nordeste, o Projeto Enquanto o Ônibus Não Vem e o nosso Festival da Chapada do Corisco – Chapadão.

A Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves planejou, para esse Dia da Cultura, atividades naquela Casa aberta de espetáculos a partira das 8 da matina. A abertura, em saudação ao(s) aniversariante(s), foi com a Banda 16 de Agosto, seguida pelo Balé da Cidade de Teresina e pela Cia. de Dança Cynthia Layana, do Teatro do Boi – Matadouro. Fechou a cerimônia de festejos a 16 de Agosto, mantida pela PMT, através da FMC. 

Aos 47 anos, já na meia idade, o Teatro de Arena foi inaugurado no dia 05 de novembro de 1965 e, desde então, tem sido palco de memoráveis atrações culturais e artísticas que o mantêm vivo e atuante, como espaço de cultura. Seu nome tem atribuição aos antigos teatros a céu aberto.

"Teatro, do grego θέατρον (théatron), é uma forma de arte em que um ator ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades para o público em um determinado lugar. Com o auxílio de dramaturgos ou de situações improvisadas, de diretores e técnicos, o espetáculo tem como objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público. Também denomina-se teatro o local apropriado para esta forma de arte." (www.wkipedia.com.br, 05/11/2012, às 14h40m)

(antigo Teatro de Delfos (Grécia)/foto: wikipedia com.br)


De influência do estilo romano, o Teatro de Arena, também traz proximidade histórica e de memória arquitetônica com os primeiros espaços cênicos da antiguidade clássica, haja vista Roma ter ido beber na fonte político-cultural grega. 

Espaço cênico grego - Os teatros são construídos em áreas de terra batida, com degraus em semicírculo para abrigar a platéia. A área da platéia é chamada de teatron e o conjunto de edificações recebe o nome de odeion. O palco é de tábuas, sobre uma armação de alvenaria, e o cenário é fixo, com três portas: a do palácio, no centro; a que leva à cidade, à direita; e a que vai para o campo, à esquerda. Essa estrutura de palco permanecerá até o fim da Renascença. Na fase áurea, teatros, como o de Epidauro, perto de Atenas, já são de pedra e situam-se em locais elevados, próximos aos santuários em honra a Dionísio.” (Teatro na Antiguidade [GréciaAntiga]/www.portalsaofrancisco.com.br)




(Epidaurus Theater, na antiga cidade grega de Epidauro(360-350 AC)/foto: wikipedia.com.br)


O nosso Teatro de Arena, aos seus 47 anos de vida cultural, teve uma manhã muito produtiva, artística e culturalmente e, como estão pipocando ações culturais Brasil afora, hoje ainda houve um café da manhã, oferecido aos artistas da cidade, na Biblioteca Estadual Cromwell de Carvalho (Praça do Fripisa), numa promoção da Fundação Cultural do Piauí – Fundac, partir das 9 horas da manhã.


(dia de ação cultural no Teatro de Arena/foto: divulgação)

Dia da Cultura, Dia do Teatro de Arena e de Rui Barbosa e Dia de festejarmos o que nos faz manter acesa a chama da arte e do espírito humano em melhor ação de identidade e pertencimento, a cultura nacional para Teatros, Arenas, Circos, ruas e logradouros + que recebem o artista e sua manifestação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário