sábado, 24 de setembro de 2011

Galeria Livre


Galeria Livre
por maneco nascimento

A Coordenação do XVI Salão de Fotografia de Teresina – Ano Antonio Quaresma resolveu dar uma esticada no evento e dividir com a cidade umas boas e novas imagens em espaços alternativos que chamam para o Bar do Clube dos Diários, Hall do Palácio da Música de Teresina e, naturalmente, a Casa da Cultura que recebe quatro exposições.

Na Casa da Cultura de Teresina – CCT , as exposições que envolvem o homenageado Antonio Quaresma (Pinacoteca da CCT); as fotógrafas Margareth Margoh Leite, Kátia Barbosa, Yala Sena e Amana Dias Cavalcanti (Varandão da CCT); os concorrentes e premiados (Galeria Lucílio de Albuquerque) e o autor de belas imagens da “América”, Jünger Heinemann (Varandão da CCT). Os resultados, só vendo.

O Palácio da Música recebe a exposiçãoVelha Nova Teresina”, ensaio fotográfico do jornalista Diego Iglesias e de Alex Fontenele. Reinventam memórias de recuperação, imagens de pessoas, momentos históricos, paisagens antigas e também atuais da cidade de Teresina.

Facilitam, ao observador, uma comparação das nossas sempre memórias, resgate de identidade cultural teresinense e valorização histórica do embora invisível, mas cidades recordadas pelo que já foram.

Agora, na Galeria Livre do Bar do Clube dos Diários tem uma exposição muito sensível também pelo olhar do fotógrafo, pela idéia proposta e pelo nada inusitado, mas diferente de apresentação do nu. O tema do ensaio fotográfico, “A Lembrança Esquecida – a candidez do fruto proibido à androgenia pós-moderna”.

A exposição que ganha espaço e corpo de visitação dentro da programação do XVI Salão de Fotografia de Teresina – Ano Antonio Quaresma, saiu na frente do lançamento do Salão e se assentou naquele espaço de movimentação cultural, durante a abertura oficial do Bar do Clube dos Diários, última segunda feira, dia 19 de setembro de 2011, a partir das 19 horas. Tomou chegada e ficará sob expiação até 22 de outubro de 2011.

 (fotógrafo Jader Damasceno/acervo portalaz)


O artista, Jader Damasceno, estudante do curso de comunicação social – jornalismo da UFPI, aluno inteligente e com tendência natural a tornar-se um fotógrafo de “mancheia” deu um tratamento sutil e sóbrio ao nu que apresenta ao público. Para édens, jardins proibidos, frutos maduros e corpos expressivos, não desgasta-se em gorduras nem saturamento ao apelo fácil.

Fotos em p/b, reproduz corpos masculinos e femininos em que revela e encobre sutilezas de mensagens pelas lentes concentradas. Detém o instante tranqüilo sem pressa de convencer.
 (foto de Jader Damasceno)

Convence porque é dada fotografia e, na sua estética, instantaneiza e friza a idéia premeditada.
 (foto de Jader Damasceno)

Jader Damasceno não só traduz um bom resultado fotográfico, como também atrai o interesse do receptor quer seja pelo cuidado com o fotografado, quer pelo tema escolhido e tratado com razão e sensibilidade em técnica de máquina quente.

Com o sugestivo temaA Lembrança Esquecida – a candidez do fruto proibido à androgenia pós-moderna”. Damasceno contempla olhares e recepções abertas e completa parceria com o XVI Salão de Fotografia de Teresina – Ano Antonio Quaresma e com João Vasconcelos, administrador do Bar do Clube dos Diários.
 (foto de Jader Damasceno)


Idéias e ações culturais transversalizam respostas práticas para arte e artistas envolventes e envolvidos. A Galeria Livre está chamando pra ser freqüentada. Cumpra essa agenda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário