sexta-feira, 30 de maio de 2014

Humor e Loucuras teatrais

"Abrigo..." é só risos no Teatro Estação

O Grupo Harém de Teatro abre nova temporada ao riso, no Teatro Estação, avenida Miguel Rosa (antiga estação ferroviária - RFFSA). 

O espetáculo para rir e rir de novo é “Abrigo São Loucas”, em cena nos dias 06, 07 e 08 de junho. Na sexta e sábado, às 20 horas e no domingo, às 19 horas.

O espetáculo discute crítica reflexiva para Teatro e Política. A Trilogia hareniana é composta de "Teatro e Ciência" (Macacos me mordam - A Comédia); "Teatro e Política" (Abrigo São Loucas) e "Teatro e Comportamento" (A Revolta das Barbies), já em fase de encontros à montagem.

"Abrigo São Loucas", segunda pérola da trilogia, mantém a pesquisa de ações cênicas que caracterizam o humor e histrionismo inatos, regidos aos quase trinta anos de prática teatral desenvolvida pelo Grupo Harém.
(Maria de Castro[Francisco de Castro]/acervo Harém)
“Abrigo São Loucas” repercute o desenredo de três Marias (Maria de Castro, Maria Fernanda e Maria Francisca) que revivem as memórias de tempos áureos (à sombra das administrações de seus maridos, chefes do poder executivo local), enquanto preparam o primeiro encontro de ex-primeiras damas. 

O texto tragicômico, não só é inteligente, mas venal quando o assunto é político para refletir os velhos costumes da sociedade brasileira de política fisiológica, nepótica e de cultura de prevaricação.
 (Maria Francisca, Maria de Castro & Maria Fernanda/acervo Harém)

A dramaturgia regida pela picardia, ironias e perspicácia dramáticas, ao humor garimpado, reafirma o discurso hareniano de atrair a atenção para o homem brasileiro no centro da cena. 

A peça é de entretenimento e crítica reflexiva, ilustrada à cena distanciada, sendo de linguagem à comédia política absurda e desenrola um inventário popular do âmago político piauiense, que não deixa de ser, também, de referência brasileira, nos últimos 50 anos, onde espectadores identificarão situações vividas pela sociedade de qualquer rincão do país.
(Ma. Francisca[Pellé], Ma. Fernanda[Fefê], Ma. de Castro[KK]/acervo Harém)
O Grupo Harém de Teatro iniciou suas atividades  em 1985, com a montagem do espetáculo “Os Dois Amores de Lampião Antes de Maria Bonita e Só Agora Revelados”, de Francisco Pereira da Silva, durante a Semana Chico Pereira. 

Durante sua trajetória, o Grupo montou consagrados e premiados espetáculos como: “Raimunda Pinto, Sim Senhor!” (Chico Pereira da Silva), “Auto do Lampião no Além” (Gomes Campos), “A Casa de Bernarda Alba” (Federico Garcia Lorca), “Assassinato do Anão” e “Dois perdidos Numa Noite Suja” (Plínio Marcos).
A montagem de "Abrigo São Loucas" reúne os atores Emanuel de Andrade, Francisco de Castro, Francisco Pellé e Fernando Freitas. Texto e Dramaturgia de cena, de Arimatan Martins. Música de Márcio Bryto; Figurinos de Lopes Neto e Luz de Assaí Campelo.
(Elas são é loucas em cena do Abrigo.../acervo Harém)
“Abrigo São Loucas”, no Teatro Estação
Dias 06 e 07/06 (sexta e sábado), às 20 horas e dia 08/06 (domingo), às 19 horas. 
Ingressos R$ 20,00 (inteira) e R$10,00 (meia).
Informações (86) 9406 2842/9975 8155//9494 4517.

Nenhum comentário:

Postar um comentário