quinta-feira, 6 de junho de 2013

Boca dá Boca, pois não!

Boca dá Boca, pois não!
por maneco nascimento

Já pra + de uma década que a Fundação Estadual de Cultura do Piauí (Fundec/Fundac) criou um projeto de vida longa aos reis da hora musical. Para o Espaço Cultural “Osório Jr.” e área do Bar do Clube dos Diários, escadarias e limites afins foi implantado o “Boca da Noite”.

Ação de valorização de artistas, cantores, compositores, intérpretes, bandas e aprendizes de feiticeiros. Uma conspiração à arte local vitrinizada. Deu certo, deu samba, bossa, rock e outros traços musicais.

De carreira consolidada O projeto Boca da Noite foi fundado em 13 de agosto de 1997, e contribui para a cultura do Estado do Piauí. O objetivo do projeto é divulgar e fomentar a música piauiense através da realização de shows com artistas locais." (www.gp1.com.br/noticias/projeto-boca-da-noite-reune-diversas-atracoes-durante-abertura Atualizada em 09/05/2012 - 21h33)

De sorte é que sempre às 19h, nas quartas feira de cada mês, no meio da semana “morta” de atrações musicais, no centro da cidade, a idéia seria abrir flancos para se ouvisse +, se tocasse + e que Teresina interagisse com a “juventude que essa brisa canta” porque a gente
“(...) Quer durar, quer crescer,/Gente quer luzir/
Rodrigo,/Roberto,/Caetano,/
Moreno,/Francisco,/Gilberto,/João/Gente é pra brilhar,/Não pra morrer de fome (...)” (Gente/Caetano Veloso).

As paradas musicais apresentadas deram convívio e sociabilidades artísticas a todo o mundo que acorreu ao Espaço Cultural “Osório Jr.”. Em seus dezesseis anos de shows e festas brasis da cepa piauiense, fica declarado: o Boca dá Boca, pois não! E nas noites de quarta feira é “pocket business” em que as tribos e tributos se afinam e assinam o gosto musical local.

“Com atrações piauienses todas as quartas, o projeto busca divulgar e incentivar a produção musical local, oferecendo estrutura de qualidade para apresentações no Clube dos Diários, sempre a partir das 19h. O Boca da Noite é uma realização da Fundação Cultural do Estado (Fundac).” (www.gp1.com.br/noticias/projeto-boca-da-noite-reune-diversas-atracoes-durante-abertura Atualizada em 09/05/2012 - 21h33)

(público e artistas do Boca da Noite/foto: Francisco Gilásio)

 Quem cantou primeiro, ou foi público cativo do anunciado Boca da Noite também sabe “(...) que nada será como antes amanhã (...)” e assim foi e ainda está em vida ativa. As caravanas passam, os cães ladram, diz o ditado popular, e a vida de arte e cultura sobrevive, guardadas as devidas proporções, já que o universo conspira em favor quando a arte se estabelece.

Das novidades dessa reabertura do Projeto, ano 2013, há uma reaproximação do satélite sempre em rotação na atmosfera da terra do Boca da Noite. Ele atende pelo nome de Adélia Araújo Lima.

Adélia Lima volta a comandar as quartas feira do Boca e não está prosa. Uma das primeiras coordenadoras do Projeto, essa promoter já disse a que veio e, por agora, deverá reiterar as velhas e saudosas estações “happy hours” aos palcos do “Osório Jr.”

E para quem compareceu na noite do dia 05 de junho de 2013, e muita gente esteve cá e lá, Gomez Brasil e banda foi só shows para reggae, souls e pop music referendados. Um público contumaz que vem recuperando suas horas de prazer musical, antes da atração do palco do 4 de Setembro.

E como Boca dá Boca, mesmo, o “Boca da Noite” mantém agenda nas próximas quartas de junho e julho e, para o segundo semestre, Adélia já orquestra novas entradas sonoras para incrementar os quentes fins de tarde e início da boca noite que, de boca em boca do artista local, se canta as loas da cidade musical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário