sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Dia 2 de Fevereiro


   Dia 2 de Fevereiro

por maneco nascimento

Quando quebrar o sol do dia e cair às horas do início do fim da tarde deste sábado, 2 de fevereiro, será hora de nunca estar à toa na vida e de evoluir na energia contagiosa pra ver em “bandos” passar, tocando coisas de amor ao carnaval, o Corso de Teresina. O percurso de uma das + expressivas festas, motorizadas, do carnaval da cidade - o Corso 2013 - vem com todas e não está prosa. Já carrega consigo a conquista do Guinness Book. 

Promovido pela Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, essa manifestação popular ganhou nova roupagem ao longo de sua recuperação facilitada pela FMC.

Já teve marcas deixadas na "Frei Serafim", percorrendo trechos da zona norte, centro e sul e também histórico de saída e chegada na Avenida Mal. Castelo Branco, área do Ilhotas rumando ao norte. 

Com a inauguração da ponte estaiada “Isidoro França”, o Corso ganhou um novo ambiente de concentração, saída e dispersão. De sorte é que um grande desfile de carros, uma boa parte caminhões, ganha outras cores e vence o asfalto com alegria, bom humor, criatividade e toda energia, em paz e folia, que possa ser liberada pelos brincantes motorizados.


Do caminhão das raparigas, homenagem de resgate à manifestação aos tempos áureos dos cabarés da Paissandú, em que as mulheres realizavam seu próprio brinquedo momesco e saíam às ruas do centro, desfilando suas melhores performances e beleza apresentada, um resgate que virou boa moda e fez escola numa disputa a quem desejou subir neste caminhão na nossa contemporaneidade. Hoje esse carro abre alas do Corso e carrega personagens ilustradas por atrizes da cidade.

E atrás desse trem-bom-elétrico que só não vem quem se perdeu, vêm todos os outros “selvagens” turbinados de alegria e fantasias enriquecendo a passarela do Corso da cidade.

(Corso 2012/foto: divulgação)


Em 2012, um cordão de carros desfilou na Marechal Castelo Branco, nos dois sentidos. Um Corso, indo e voltando, deu sentido ao Prêmio de julgamento realizado por equipe do Guinness. O juiz Michael Janela atestou ao livro dos recordes, como sendo a manifestação do maior desfile de carros caracterizados, no mundo. Bingo! Confetes e serpentinas, é oficial. Teresina tem o maior Corso do mundo! 

(Corso 2012/foto: Yala Sena)

A oficialização do título foi anunciada neste domingo (11) pelo juiz do Guinness, Michael Janela, durante coletiva no Palácio da Cidade, sede do poder municipal. O corso da capital piauiense contabilizou mais de mil veículos e a presença de cerca de 150 mil foliões, segundo levantamento da Prefeitura. Para Teresina bater o recorde era necessário ter registro de mais de 300 carros inscritos. 
Foram 416, o quádruplo do ano passado (...) Há registro de corso desde a década de 30 na cidade, mas há 15 anos, a festa é organizada pela Prefeitura de Teresina. O juiz do livro dos recordes destacou que o corso preencheu todos os pré-requisitos como carros habilitados, ornamentação variada e percurso acima de 3km. Foram 9,5 km de desfile, iniciando às 16h e encerrando por volta da meia noite.
” (diversão.terra.com.br/Yala Sena direto de Teresina, 12 de fevereiro de 2012 . 18h09 . atualizado às 18h41)

Nesse 2013, a Fundação Cultural Monsenhor Chaves inscreveu 898 carros e caminhões. Vai ser um mar de gente motorizada, capitão Momo! A partir das 16h, com concentração no campus da UFPI, o acesso ao desfile será pela Avenida “Petrônio Portela”. A marcha alegre começa no balão da ponte da Primavera e segue até o balão da ponte Juscelino Kubitscheck, em frente ao Parque Potycabana.

Daí retorna em alegria super aquecida e, de volta pela "Raul Lopes", finaliza já novamente na ponte estaiada, 10 km de euforia, seguindo em saída, na dispersão, pela alça que leva à avenida “Dom Severino”.

Dia 2 de fevereiro é dia de festa nesse mar de asfalto que servirá ao Corso de Teresina 2013. Eu quero ser o primeiro a saudar Iemanjá, pela manhã, porque na tarde só vai ser paz e alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário