sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Ela chegou...

n'A Hora... do Ângelus!
maneco nascimento

Projeto aprovado por Lei de Incentivo Fiscal do Governo do Estado/Secult, o Sistema de Incentivo Estadual à Cultura - Siec e Patrocínio do Armazém Paraíba, "A Hora do Ângelus [Um Ato de Paz Para Teresina] abriu, com chave de ouro, a empreitada de Leituras Públicas lançadas das janelas/sacadas do Theatro 4 de Setembro, para o horário das sempre 18 horas.


Na abertura, à Voz da primeira noite, 01 de fevereiro, uma emocionante e deliberadamente eficiente performance da atriz e diretora de teatro, Silmara Silva, para texto crônica-denúncia de Pedro Abrunhosa. 

E redundar, porque o Poeta diz que abunda, nas melhores necessidades: "Balada de Gisberta" - Pedro Abrunhosa, Voz de Silmara Silva. 

[fotos/imagem: Edson Jr.]

A Leitura, em dois pontos de eficaz apresentação para o tema da hora, um texto de crônica jornalista para situar o audiente da Praça Pedro II e, em segunda atuação, o Poema/Balada, de Abrunhosa, "Balada de Gisberta". 

Os minutos + intensos e definitivos de boa atuação e Leitura concentrada para tema determinante de reflexão, crítica social e denúncia de comportamento social, através de duas veias, as Falas do Poeta às Vozes de Gisberta [a personagem real, brasileira, que emigrou a Portugal e viveu e morreu para a sorte de liberdade que se lhe foi apresentada] e a Voz do Ângelus nas falas sociais de Silmara Silva.

Um homem, uma mulher, uma origem e uma orientação sexual detida pela infâmia do preconceito, discriminação, violência e excusa da justiça oficial, a cidadã Gisberta foi ceifada de suas oportunidades e sonhos de contínua liberdade, quando assassinada por jovens adolescentes, definidos pelo juiz de direito Português, como passíveis de "brincadeira de crianças". Esse, o mote de apresentação à Leitura Pública realizada pela primeira ação "A Hora do Ângelus [Um Ato de Paz Para Teresina] - edição 2018.

Com dignidade e talento irretocáveis a atriz de tamanha monta, de arriscar-se no abismo de conhecimento da própria técnica de atuar, Silmara Silva não fica a dever nada a quem quer que seja.
Convincente, detalhista, emotiva e econômica de drama em contenção, num mix de definir-se ao propósito de atuar e marcar a arte de amante do teatro, ela se nos atrai e aprisiona em sua forte e sinestésica trama de colher a recepção ao Ato que lança aos ouvintes da P2, os audientes da segunda temporada do Projeto.

Feliz em poder  testemunhar, em primeiras entradas, uma arte da artista e método que afiança confiança e, + orgulho em fazer parte da recepção que se detém em vê-la atuar. Parabéns, Silmara! Sua doce presença e atuação contente se nos torna íntimos de seu teatro e de sua quente arte de amadora do teatro que profissionaliza o fazer teatral na cidade e estado que nos é terra de curiosa experiência.

Numa "palavra", em articulação semântica, para morfologia de oração contextualizada para período de festas momescas: Nota 10!

[Serão lidos 17 textos durante todo mês de fevereiro.
A Hora do Ângelus acontece em três horas no dia: às 6:00h, 12h, 18h. O nosso Projeto acontece sempre as 18h. Tradicionalmente a Hora do Ângelus simboliza anunciação de boas novas.
Realização: Piauhy Estúdio das Artes
Patrocínio: Armazém Paraíba / SIEC - Sistema de Incentivo Estadual a Cultura
Apoio Cultural: Theatro 4 de Setembro / Loja Figurino Fantasia / SECULT
Direção de Imagens: Robinson Levy]
fonte: (Silmara Silva/Coletivo Piauhy Estúdio das Artes)

Está aberta a temporada d"A Hora do Ângelus - 2018 [01 a 28 de fevereiro]. Segue a Leitura. Mergulhe nas Falas que coletivizam as Vozes sociais, que conflituam nossas sociedades, através das Leituras Públicas d'A Hora do Ângelus -  segunda edição.

Viva o teatro brasileiro em expressivo Ato da cena Piauís!

fotos/imagem: (reprodução/divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário