segunda-feira, 12 de junho de 2017

Parabéns pra Você!


Nossa Senhora do Amparo - 190 anos!
[ - 1827 - 2017 - ]
por maneco nascimento

Neste 13 de junho, comemora-se o Dia de Santo Antônio de Lisboa, santo padroeiro dos noivos e noivas e patrono dos casamentos, tradição da ibéria portuguesa que chegou ao Brasil pelas caravelas que acharam o Brasil.

Também neste 13, se abrem as comemorações dos 190 anos da instalação da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo, na Galeria de Arte do Club dos Diários "Nonato Oliveira", com música e Exposição Fotográfica.

A partir das 18 horas, a recepção aos convivas será feita pela Orquestra Jovem Música Para Todos. 

E, às 19 horas, Abertura Solene da Exposição Fotográfica às Comemorações dos quase duzentos anos da Instalação da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo.

A freguesia da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo, instalada há 190 Anos representa, entre outros movimentos geopolíticos, sinais do início da construção social piauiense. 

A posteriori, veio fincar residência à nova capital, às margens dos rios que fizeram a mesopotâmia nordestina onde, definiu-se o começo das instituições ao futuro, àquele século 19, que seria enfim consolidada a capital da Província do Piauí, Teresina, plantada, em definitivo, no ano de 1852.
A instalação da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo data de 1827 e, para este 2017 completam 190 anos de efetivada. Em seu eixo de contemporaneidade a Paróquia de Nossa Senhora do Amparo, através de uma Comissão de História e Pesquisa, realiza as comemorações dos quase duzentos anos de instalação da Paróquia e a cidade é a convidada de honra nessa hora dos festejos.

A Recepção Musical da Orquestra Jovem Música Para Todos (icsrita/Projeto Música Para Todos), acontece na entrada do Club dos Diários e a Abertura Solene da Exposição Fotográfica "190 Anos Instalação da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo", às 19 horas, ocorre já dentro da Galeria de Artes "Nonato Oliveira".

Na Exposição, Memórias da cidade em flagrantes de paroquianos de Teresina e fiéis da Igreja Matriz e as imagens dos contextos que viram nascer e se definir a Paróquia que enleva o nome da Matriz testemunha do surgimento da cidade verde. 

O evento promovido pela Paróquia reúne o Padre José de Pinho e a Comissão de História e Pesquisa. Entre os membros da Comissão o professor e ator de teatro Paulo de Tarso Libório e a professora Cecília Mendes, ambos do quadro de aposentados da UFPI.

Serviço:
13 de junho
Galaria de Arte "Nonato Oliveira"
***às 18 horas
Recepção musical com Orquestra Jovem Música Para Todos
***às 19 horas 
Lançamento Exposição Fotográfica 190 Anos Instalação da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo.
Entrada Franca.

fotos/imagem: (disp. móvel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário