quarta-feira, 29 de abril de 2015

Eu, Tu, Ela dançam, sim.

Dia Mundial da Dança
por maneco nascimento

"Dançar é sentir, sentir é sofrer, sofrer é amar... Tu amas, sofres e sentes. Dança!" (Isadora Duncan, considerada a mãe da dança moderna)

Hoje , dia 29 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Dança. É dia de homenagear aqueles e aquelas que laboram diariamente os passos, as geografias, geometrias, coreografias de corpos que comunicam a mesma linguagem, seja em que parte do mundo se pense em dança enquanto se dança.

Por aqui se dança desde que o mundo é mundo e as oficinas de criação e pedagogia deram o pontapé iniciático aos rumos da dança que vertem história e memória na cidade, no estado e quiçá nos palcos do Brasil por onde os passos de dança locais deram ser ar da graça de saber dançar.

Aos nomes que fazem parte do memorial da cidade, Lenir Argento, Helly Batista (basilares em memória); Eleonora Paiva; Manoel Messias (Nezinho); Julio César; Helly Jr. Sidh Ribeiro; Luzia Amélia; Marcelo Evelin; Socorro Bernabé; Marinalva Gamoza; Frank Lauro; Datan Izaká; Elizabeth Battali; Márcio Gomes; Juliana Márcia; Francisco Moreno e suas academias e núcleos de práxis de iniciação e pedagogia de formação.

Balé da Cidade de Teresina; Balé Popular do Estado; Escola Estadual de Dança "Lenir Argento"; Cia de Dança Luzia Amélia; Balé de Teresina; Escola Técnica de Dança; Só Homens Cia de Dança; Cia de Dança Beth Battali; Cia de Teatro e Dança All Street e um infindável renovável corredor das novas gerações que dançam sim, dançam o que quiserem, enquanto praticam a boa e saudável arte da dança.

Hoje, durante todo o dia e um pouco +, será tempo de comemorar e dançar a felicidade de saber mover-se com graciosidade, estética e criatividade artística de expandir desenhos e linguísticas corporais desde a mímesis dos ritos e rituais de elegias e festas pagãs ou sacras, sincréticas da reprodução da natureza humana feito sentimento de expressão.

O Dia Mundial da Dança é celebrado a cada ano, no dia 29 de abril. A data foi criada, em 1982, pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da UNESCO. Tem como base o dia de nascimento de Jean-Georges Noverre, um dos grandes nomes da dança mundial, que nasceu em 1727.

"A celebração do Dia Mundial da Dança tem como objetivo celebrar esta arte e mostrar a sua universalidade, independentemente das barreiras políticas, culturais e éticas.
Neste dia são várias as atividades desenvolvidas por associações, escolas e outras entidades ligadas à dança, para promover esta arte que é vista como linguagem universal, promotora de ideais como a liberdade de expressão e a igualdade de direitos.
Espetáculos, workshops e palestras são algumas das iniciativas que decorrem no Dia Mundial da Dança." (www.calendarr.com/Quarta, 29 de abril de 2015/acesso 29.04.2015, às 17h14)
E para não esquecer que a roda da fortuna e da vida gira e o universo conspira quando é tempo de conspirar, hoje também é tempo de homenagear uma nova estrela que desponta às academias do além fronteiras locais.
Anne Jullieth é + um dos exemplos de bailarinas que saíram das bancadas da Escola Estadual de Dança "Lenir Argento" e dourada em academias da cidade chegou ao seu tempo de brilhar +. Desde os três anos de idade que persiste na arte de dançar, quando inciou no balé. De lá pra cá tem conquistado o mundo.
(Ela é toda dança e o clássico é seu tempo de dançar/acervo pessoal)

Filha de bailarinos e facilitadores de dança, Frank Lauro e Geisa Pinheiro, a pequena prodígio já garante os próprios passos na futura profissão que escolheu como amor ao fazer artístico. 
(a pequena Jullieth/foto Reginaldo Azevedo)

Suas sapatilhas, cúmplices de sua escolha, também falam as vozes e falas que exprimem no corpo os dotes da bailarina. Graciosa e de talento irrefutável, a menina moça é feito bailarina, se uma luz que a ilumina é de toda emoção que emana d'Ela que dança, sim. 
No Dia Mundial da Dança, assumo e homenageio aos facilitadores da dança que nos representam e alargam fronteiras. 
Homenageio a determinação e garra de ser estrela do próprio passo. Evoé, Julllieth!

2 comentários: