domingo, 19 de janeiro de 2014

Dramaturgia infantil

Lúdico e poético
por maneco nascimento

A obra foi premiada no ano de 2009 em Concurso Literário Novos Autores, promovido pelo aparelho municipal de cultura, mantido pela PMT. O Prêmio Cidade de Teresina, divulgado sempre no mês de aniversário da cidade, agosto. A Viagem da Mochila, de Jean Pessoa, é o nome da obra que recebeu o Prêmio de 1o. Lugar, na Categoria Texto para Teatro.

Demorou três anos para ser editado e em fins de 2013 o autor premiado teve às mãos a obra publicada. É uma ótima viagem de leitura e se consegue ler, de uma tirada só, e absorver boas doses de humor aplicado à fantasia e diversão garantida pela história inteligente, ágil de compreensão e cunhada para fazer-se entender por leitor de qualquer idade, embora tenha direcionamento para garantir que o público alvo seja fisgado de primeira vista.

A literatura é para criança e o mote é a felicidade na forma de licença poética, cheia de aventuras, encontros e amizades sinceras e solidárias. Mochila falante; cachorro que namora uma gatinha e tem problemas de amnésia; adolescentes em busca da mochila desaparecida; estrela cadente, filha do sol, que é hóspede do fundo do mar; peixe voador que é o herói da história. Esses são alguns bons elementos compostos à narrativa de objetos animados em diálogo com bichos e corpos celestes e "viagens" divertidas e fantásticas.

Enredo criativo, de linguagem infantil  e direta, com diálogos eficientes e soluções inteligentes. Foge do óbvio e apresenta novidades na reinvenção da memória afetiva do autor que não é muito diferente da de qualquer pessoa que teve infância e manteve guardados para recuperação de linguagens e brincadeiras que não perderam seu tempo de existência e ganham retorno na falas ágeis de magias e sonoridades de  brinquedos quase onomatopeicos.

Obra de liberdade de ação literária para ninguém botar defeito. A Viagem da Mochila deixa o autor Jean Pessoa em estado de conforto, por trazer um livro que naturalmente irá gerar atração do público que tiver às mãos a saga da Mochila falante e independente. Texto de energia inteira, tanto no caráter de construção literária quanto de efeito fabuloso. Ao se ler a história vai-se construindo, na cabeça, as cenas que preencheriam no palco a dinâmica do drama infanto juvenil.

A Viagem da Mochila é uma viagem muito legal. E impulsiona literatura para dramas e leituras de agradável sabor. É para devorar sem cerimônias e rir, porque tem alegria e economia humorada na vida do texto construído para dar certo. Acertou na linhas, nas entrelinhas e para além das linhas escrevinhadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário