sexta-feira, 3 de maio de 2013

Criança e literatura


Criança e literatura
por maneco nascimento

 Um dia de literatura para criança, em prática teatral e de música instrumental, selou pauta no Complexo Cultural do Matadouro – Teatro do Boi. A hora e vez eram a dois autores nacionais, Monteiro Lobato e Assis Brasil. 

As atividades de educação e cultura, através de contação de histórias, homenagem a autores brasileiros e oficinas de arte visuais, tiveram início a partir das 8 da matina, começando pela parte de música e seguida do teatro.

Em apresentação às crianças do ensino fundamental menor da Escola Municipal Bezerra de Menezes, o primeiro momento foi de um grupo de sopro, destacado da Orquestra Sinfônica de Teresina - OST.

Numa aula apresentação, o músico apresentou instrumentos (flautas) e, em seguida, tocou canções infantis, entre elas, o tema do Sítio do Picapau Amarelo, de Gilberto Gil. Na esteira de atrações culturais foi a vez da contação de história, baseada em obra de Assis Brasil.
(autor piauiense Assis Brasil/foto: assisbrasilimortal.blogspot.com.br)

A prosa escolhida para enredo dramático foi “O cantor prisioneiro”.  A performance cênica, a partir da obra homônima do escritor piauiense, de Parnaíba, foi adaptada por Vitorino Rodrigues que, por sua vez também fez as artes ao narrador e mãe do garoto, dividindo palco com  Márcio Felipe Gomes, para domínio da personagem do sabiá papo amarelo e do garoto, caçador de pássaros.

A fábula de adaptação dramatúrgica chamou a atenção do público infantil para a reflexão acerca de prisão e liberdade de pássaros e outros bichinhos. O mote, colhido de texto original, um sabiá caído em alçapão e feito “refém” de uma velha senhora, como presente trazido por seu filho.

Há na dramaturgia, de Vitorino Rodrigues, belos momentos de licença poética, em imagens e sons que reproduzem vida livre de pássaros em seu habitat natural e, especialmente, o voo da liberdade, quando se concretiza a fábula representada, é de rara beleza imagética que reúne luz, imagem real e sombras animadas da ascensão à vida livre. 

De enredo natural de Assis Brasil, o diretor de cena colheu, em sua dramaturgia, elementos que simbolizam liberdade e recolhimento, tristeza da prisão e alegria da conquista das asas e o discurso de reparação de atitudes que cercam, com mesquinhez e egoísmo, a vida e memória de outros bichos, feitos cativos pelo “carcereiro” inconsciente. A narrativa apresentada pelo contador da história ainda não adquiriu, na montagem, o ponto de fluidez da mensagem, mas os momentos do voo do pássaro são de sensibilidade plástica.

No cronograma de atrações aos escolandos, a manhã foi finalizada com as oficinas de Ponteira para lápis (biscuit); Dedoches e Marcador de Texto; Pintura de Máscaras e Marcador de Texto. Tanto as atividades das oficinas e convite aos artistas que demonstraram sua arte, através da música e do teatro, foram promovidas e patrocinadas pelo SESC PI, dentro da programação do Dia Nacional da Literatura Infantil – Monteiro Lobato, ação de pedagogia transversalizada pela E.M. Bezerra de Menezes, vizinha do Teatro do Boi.

No turno da tarde, as mesmas ações culturais se repetiram à clientela do outro turno escolar e + uma vez se viu a alegria e contentamento infantis. Crianças recebiam, com muita felicidade, um momento diferenciado do cotidiano da sala de aula. Uma hora incomum e mágica. A partir das 14h30, outro grupo, embasado na sonoridade de sopros, deu sua contribuição, só que desta vez, além de apresentar os instrumentos musicais, tocou músicas natalinas. Era festa para guardar e regurgitar depois.

Vitorino Rodrigues e Márcio Felipe Gomes repetiram “O cantor prisioneiro” para, em nova sessão e novo público, enlear e aproximar magia, mundo fantástico, arte e cultura ampliada ao mundo infantil.

Além do novo turno de oficinas, as crianças puderam, ainda, apreciar exposição, em banner, que reproduzia o grande mestre da literatura infantil brasileira e suas personagens inesquecíveis, saídas das páginas de “O Sítio do Picapau Amarelo”.
(Monteiro Lobato,o pai da literatura infantil nacional/foto: wikipédia)

Criança precisa de sonho e fantasia, cultura e alegria que as mantenha donas de seu mundo de criança. E nesse dia 03 de maio de 2013, no Complexo Cultural do Matadouro – Teatro do Boi, Monteiro Lobato e Assis Brasil dialogaram, numa conversa de autores criadores em linguagem a infantes e tiveram êxito.

As iniciativas da Escola Municipal Bezerra de Menezes, em parceria com o SESC PI, gerou ótima espécie e o Teatro do Boi registrou, em borderô, esse dia de criança e literatura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário