quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Fantasmas do natal

Fantasmas do natal
por maneco nascimento

(árvores de natal de Teresina/foto: acervo do blog do chris/meionorte.com)

Não é uma canção, nem conto à guisa de “Canção de Natal” ou “Um Conto de Natal”, de Charles Dickens (1812-1870). São “fantasmas” fáceis de serem vistos e espalhados em pontos da cidade de Teresina para fazerem as vezes de árvores de natal. Como árvores parecem  não cumprir, aos olhos populares, muito bem o papel do discurso oficial, nem muito menos da acanhada idéia do arquiteto contemporâneo do vazio.

(Charles Dickens/imagem coptada da wikipédia, a enciclopédia livre)
Como pilhérias de natal, às fuças enviesadas de fantasminha ou outra variação da espécie, correm às redes sociais e web gracejada e crítica. A Prefeitura de Teresina, na tradição natalina, sempre propõe a pontos estratégicos da cidade a introdução de grandes árvores que representem a cultura de dezembro. Com suas luzes e suas cores têm a cada ano uma virtuose de artistas visuais ou arquiteto.

Nesse 2011, mais um artista das artes visuais e ou ciência da arquitetura local deu seu sinal de criativo para espírito natalino. E, como a aceitação ou negação popular tem força natural e sinceridade imediata, começaram a surgir as manifestações para um “grande coador de café”, “fanstasmas de quadrinhos”, "não-se-pode", etc. O twitter, facebooke e blogs com seus formadores de opinião despenderam sua indignação acerca das árvores.
Lucas Lins Viveiros, assim se pronunciou “ÁRVORES FANTASMAS NÃO!!!! TERESINA NÃO MORREU!!!! ÁRVORES FANTASMAS NÃO!!!! TERESINA NÃO MORREU!!!! (http://t.co/A437WnrG 1 day ago). *
(árvores de natal de Teresina/foto: acervo do blog do chris/meionorte.com)
Já, no blog do chris/meionorte.com, o formador de opinião foi mais incisivo: “(...) um verdadeiro fantasma gigante que batizaram de “Árvore de Natal”. Essa sem dúvida foi a última piada do ano para não dizer a melhor. Aliás, foram dez árvores assim espalhadas pela cidade. Um show de humor a céu aberto que foi pago pela iniciativa privada (será?) e custou R$ 15 mil (...)” **
Liberdade de expressão nunca fez mal a ninguém, aliás, compete direito comum à critica e ou oposição ao que não concorde qualquer cidadão, especialmente se julgar que recurso público não esteja no emprego + próximo das expectativas coletivas. Então, se a cidade se pronuncia, está também no seu dever fiscalizador, caso haja dúvida.

Não parece que a manifestação popular ofenda o poder público que investiu nesse + novo e polêmico modelo de ornamentação para o natal de 2011. O prefeito Elmano Ferrer também apresentou sua justificativa ao projeto, através de matéria no portalODia.com. Segundo o portal, “(...) Elmano disse que a Prefeitura de Teresina ´vai calar a boca´ de quem está despejando opiniões negativas sobre as árvores natalinas instaladas no último fim de semana em pontos estratégicos da cidade (...)”

E continua a matéria, “(...) Apelidadas de `Gasparzinho´ e ´Fantasminhas de Natal´, as árvores são gigantescos lençóis brancos colocados por cima de uma estrutura de metal com cerca de 15 metros (...) Elmano explicou que, mesmo modesta, a decoração é bem-vinda porque foi totalmente financiada pela iniciativa privada (...) ´Foi tudo doação feita pelos empresários. A prefeitura não gastou um centavo com essas árvores´, ponderou” (Idem)***

Charles Dickens, o mais popular dos romancistas ingleses da era vitoriana escreveu, entre outras belas histórias, a fábula sobre a personagem de Ebenezer Scrooge, um homem avarento que não gosta de natal e recebe a visita do fantasma do ex-sócio, morto há sete anos, que anuncia que o velho receberá a visita de três espiritos. Através de viagens às memórias de Scrooge, orientadas pelos fantamas do natal, o avarento amolece o coração. ****
(almas penadas de "Conto de Natal", de Charles Dickens/imagem coptada da wikipédia, aenciclopédia livre)
O que Dickens teria a ver com as árvores de natal de Teresina, que a população vislumbrou como “fantasmas”? Talvez nada. Ou talvez, só a aproximação com a literatura crítico renovadora do romance oitocentista do autor que lida com espíritos e fantasmas do natal.

Nesse período do ano, o espírito natalino e de sempre humor que a todos contagia e também ao fabuloso mundo da fantasia individual, é que possibilita que cada um faça a leitura que quiser acerca do que seus olhos recepcionem enquanto cidadão crítico e desafiador.

Então, o teresinense vê fantasmas do natal e ponto final.

Acessos:
* (http://t.co/A437WnrG 1 day ago/pesquisa: às 18h10m, 08/12/2011)
** (blog do Chris/meionorte.com/pesquisa: às 18h20m, 08/12/2011)
***(portalODia.com, atualizado em 06/12/2011, 15h08m/pesquisa: às 19h25m, 08/12/2011)
      ****(wikipédia, a enciclopédia livre/acesso 08/12/11, 18h)














2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá Maneco Nascimento

    Parece-me que a aceitação do público de que a forma como cada pessoa visualiza uma obra exposta ao público é diversa, achei positivo a exposição de tais árvores, por ter sido instigante e capaz de mobilizar sentimentos, idéias. Mas,infelizmente, lí críticas negativas, que não refletem, certamente, o pensamento da maioria da população teresinense.

    abraço

    ResponderExcluir