sábado, 5 de novembro de 2011

Dia da Cultura

Dia da Cultura
por maneco nascimento

A Casa do Barão, ou Casa da Cultura de Teresina, plantada na Rua Rui Barbosa, centro da cidade, entorno da Praça Saraiva, comemorou nessa manhã, do dia 05 de novembro, o Dia Nacional da Cultura.


(Casa da Cultura de Teresina/ foto: Paulo Tabatinga)

A Casa do Barão, denominação carinhosa, pertenceu a João do Rego Monteiro, primeiro e único Barão de Gurgueia (Baixada do Riacho dos Cavalos, Estanhado - 01 de maio de 1809/União - 08 de dezembro de 1897). Político e fazendeiro, foi comendador da Imperial Ordem da Rosa e coronel da Guarda Nacional. Deputado provincial por quatro legislaturas. (origem: Wikipédia, a enciclopédia livre/pesquisa: 05 de novembro de 2011, 13h03m)
Localizada à contumaz freqüência de estudantes, turistas, amantes da arte e curiosos, é conhecida oficialmente como Casa da Cultura de Teresina. É inaugurada em 12 de agosto de 1994. Edificação do século XIX(entre 1870 e 1880) foi construída pelo senhor João do Rego Monteiro para sede de sua residência. A história registra ainda como posterior sede de quartel e enfermaria. (http://culturapiauiense.webnode.com.br/news/casa-da-cultura-de-teresina/)

 
Entre 1906 e 1911, o Monsenhor  Joaquim d’Almeida instalou seminário no prédio e, em 1913, os herdeiros do Barão venderam a propriedade à Diocese de Teresina . Fechado o seminário, virou residência episcopal na gestão de D. Otaviano Pereira de Albuquerque. Seu substituto, D. Severino Vieira de Melo, reabriu o seminário e construiu anexo, em estilo original, para sua residência. (Idem)
Transferido o seminário para outro local, a Casa recebeu por muitos anos o Departamento de Obras Contra as Secas – DNOCS Piauí e, em seguida, funcionou o Colégio Pedro II por um bom período. Em 1986 o prédio foi tombado pelo Departamento do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural do Piauí. (Idem)
Em 1993, ocorreram as obras de restauração da Casa em convênio firmado entre a Prefeitura de Teresina e o Governo do Estado do Piauí. Concluído o serviço de restauro, em 1994, foi inaugurada a Casa da Cultura de Teresina pelo prefeito Wall Ferraz e governador Guilherme Melo. (Idem)


(Rui Barbosa, o Águia de Haia, c. 1923/foto coptada de: Rui Barbosa, biografia resumida/wikipédia)

A Casa da Cultura, com realização da Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, promove todo ano festa em comemoração ao Dia Nacional da Cultura. A data de 05 de novembro é estabelecida como homenagem ao dia de nascimento de Rui Barbosa, grande intelectual brasileiro, por Lei Federal No. 5.579, de 19 de maio de 1970.


 Rui Barbosa de Oliveira (Salvador - 5 de novembro de 1849/Petrópolis - 1 de março de 1923). Foi jurista, político, diplomata, escritor, filólogo, tradutor e orador brasileiro. Dos + brilhantes intelectuais de sua geração, foi um dos organizadores da República e coautor da constituição da Primeira República, juntamente com Prudente de Morais. Defendeu o federalismo, abolicionismo e promoveu garantias e direitos individuais. Na II Conferência de Paz, em Haia (1907) defendeu princípios da igualdade dos Estados e recebeu o apelido deO Águia de Haia”. (origem: Wikipédia, a enciclopédia livre/pesquisa: 05 de novembro de 2011, 13h50m)
(Rui Barbosa/foto coptada de: www.paralerepensar.com.br/rbarbosa.htm)
Na Casa, de ligações com ilustres personalidades históricas, pode-se nessa manhã cultural de festa ao cabeção Rui Barbosa reunir uma aula ensaio do Balé da Cidade de Teresina, com a apresentação deAtrás da Porta”, coreografia de José Nascimento.

 Os números das oficinas de dança clássica e contemporânea do Teatro Municipal João Paulo II, à manifestação, foramA Magia da Lâmpada”, “Shibu” e “Pequenas no chorinho”, de Graciane Sousa e “Os 3 Meninos – biscoito de água e sal”, de Beth Bátalli.

Para a poesia, os poetas homenageados foram Carlos Drummond de Andrade, “Morte do Leiteiro” e Salgado Maranhão,Caniboy”, na performance de Maneco Nascimento. Na sequência, o Grupo Corpos de Teatro, com trechos deA Folia de Reis”, texto e direção de Adalmir Miranda.

Nas atividades simultâneas, as oficinas de Cinema, com Monteiro Jr., de Argila, com Jefferson Soares, de Desenho e Pintura, com Gabriel Archanjo e a de Caricatura ao vivo, com Dino Alves.

Para o dia de Rui Barbosa e Dia Nacional da Cultura, nada melhor que arte e cultura manifestadas na Casa da Cultura. Teresina é “must!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário