segunda-feira, 18 de abril de 2011

Uma boa leitura

por maneco nascimento

Uma boa leitura do mundo começa com iniciativas que reúnam público e estratégias para atingir-se a apreensão dos signos e siglas do universo da informação e do conhecimento. Atrair a atenção, despertar o interesse de uma boa leitura é tarefa pública e de interesse coletivo planejado.


(Público infantil escolar. foto: Diego Iglesias)
A Praça João Luis Ferreira, palco cativo de atividades culturais da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves recebeu no dia 18 de abril de 2011, a partir das oito da matina, as comemorações ao Dia Nacional do Livro Infantil. A manhã possibilitada pela Prefeitura de Teresina, através da FMC, foi de encher olhos de crianças e também dos mais grandinhos.
(Coral Infantil Pássaro Dourado. foto: Diego Iglesias)
(Crianças na cama elástica Circo Zoin. foto: Diego Iglesias)

Escolas da rede municipal de ensino, com infantes de 1ª. e 2ª. séries do ensino fundamental, fervilharam o logradouro. A idade curiosa, entre 6 a 10 anos, foi de olhos acesos e ouvidos atentos às atividades lúdicas em pacote infantil de contação de histórias (Marilene Evangelista); Teatro de bonecos (Cia. do Riso de Fernando Machado); Performances circenses (Circo Zoin); Coral Infantil Pássaro Dourado ( regência de Alcides Valeriano) e o Grupo musical “3 Contigo”.


A manhã de mergulho ao mundo de encantos e fantasias, através da leitura transversalizada, teve na recepção às crianças a participação da Banda Municipal 16 de Agosto, que não fez feio.

                       ( Grupo Musical 3 Contigo/Emília(Marilene Evangelista e público infantil. foto: Diego Iglesias)

As Bibliotecas públicas municipais e a Coordenação de editoração fizeram as vezes da Casa, Fundação Monsenhor Chaves, na preparação do evento. As parceiras Semec, Semtcas, Fundação Municipal de Saúde, com suas cartilhas de educação ambiental e combate a dengue, a Senjuv, Semel e a Sema, que distribuiu mudas de plantas às crianças, também deram sua contribuição de leitura cidadã.

A festa comemorativa ao Dia Nacional do Livro Infantil acontece em homenagem ao + expressivo autor brasileiro, em que pese à literatura infantil, Monteiro Lobato. O escritor José Bento Monteiro Lobato, nascido em 18 de abril de 1882, posterizou-se ao criar a literatura infantil no Brasil.


As fantásticas histórias de Monteiro, em seu famoso O Sítio do Pica-Pau Amarelo”, deram vida fascinante a Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Narizinho e Emília, a boneca de pano + amada do Brasil.


Um país continental para homens e livros, só se fortalecerá se houver mais leituras, mais arte e cultura e, principalmente, outras iniciativas que incentivem o novo leitor a se ver sujeito de suas próprias escolhas, que passam também pelo livro decodificado.


A FMC e suas parceiras numa ação contextualizada ao universo infantil acertaram a veia da leitura e do futuro leitor. As diversas crianças que passaram pela Praça João Luis Ferreira, na manhã de  exercício a olhos curiosos e mentes despertadas, levaram a melhor lição.


Ler faz muito bem à pele, à alma, à mente e ao coração
. E os efeitos colaterais certamente transformam para sempre a vida de qualquer infante. Aqueles pequenos leitores, presentes no 18 de abril da Praça, nunca mais serão os mesmos. E, em seu futuro cidadão, deverão ser cheios de memórias de aprendizes do conhecimento, revelado pelas letras pensadas à literatura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário