sexta-feira, 1 de abril de 2011

A Felicidade é simples

por maneco nascimento

O Teatro Municipal João Paulo II realizou, em 17, 18 e 19 de março de 2011, em parceria com Bandas de Rock da região do grande Dirceu, uma empreitada de três dias para deleite de todas as tribos de heavy e metais diversos. O “Cena Rock Dirceu – Ano II, sempre a partir das 19 horas, no palco da Casa de espetáculos, fez-se show.

No último dia 30 de março, o “Cena Rock Dirceu – Ano IIconcluiu os serviços planejados. Entregou o alimento arrecadado na bilheteria do evento ao Lar de Maria. A entrega oficial de 371 pacotes de leite em pó, equivalente a 75 kg, ocorreu à tarde daquele dia, às 15 horas, na sede da Casa de apoio a crianças portadoras de câncer.

A Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e Teatro Municipal João Paulo II, não só possibilitou a realização do evento como também facilitou ainda uma tarde de atividade cultural às crianças visitadas.

Para abrilhantar a tarde em visita àquela organização social e a suas crianças assistidas, foi agendado um momento cultural que envolveu contação de histórias e teatro de bonecos. Muito bonito de ver os olhos atentos e sorrisos sinceros colhidos dos pequenos que estiveram presentes aquele momento lúdico.

Marilene Evangelista, a contadora de histórias, plantou felicidade e prazer tão simples durante as intervenções fabulares e cheias de fantasias infantis. A platéia, enredada, ouvia atenta as falas mágicas do “País quadrado”. Princesas quadradas que descobrem a alegria ao se transformarem em borboletas rainhas e ganharem o mundo de novas cores.
Marilene apreendeu a infância de pais e crianças assistentes e, entre narrações fabulares e outras histórias, encheu de risos e alegria os coraçõezinhos desarmados. Já o bonequeiro Fernando Machado e sua “Cia. do Riso” trouxeram os inestimáveis mamulengos, prosódias e peripécias do mundo popular do teatro de bonecos.

As aventuras das personagens fantásticas do mundo mágico da manipulação trouxeram educação ambiental, educação em saúde, direitos humanos e respeito ao outro. A fábula do “Chapeuzinho Vermelhofechou a festa dos bonecos animados.

Para Benilce Ferreira Batista, de Sebastião Barros, município do sul do Piauí e que está no Lar de Maria acompanhando o tratamento de seu filho, Leonardo Batista, as apresentações “desperta a criança que há na gente”. Reginaldo Moura, de Picos, muito atento a todas as tramas dos mamulengos, achou tudo muito bom, porque fez todo mundo rir.

Já a mãe de Alisson Silva, Catiane Mendes da Silva, natural da cidade de Corrente, achou ótimo, porque distraiu-se. Também foi muito divertido para Luciano Sousa Bezerra e sua mãe Luiza Vieira de Sousa. Quando voltarem a Canavieira, zona rural de Várzea Grande, terão muito que lembrar.

Para os artistas que dedicaram uma tarde às crianças protegidas pelo Lar de Maria foi uma tarde gratificante e de muita doação. Marilene Evangelista apontou que só ter visto aquele sorriso no rosto das crianças e as gargalhadas sadias tiradas delas proporcionou um grande prazer.

As crianças visitadas àquela tarde, no Lar de Maria, com certeza levarão consigo uma boa memória da fantasia, do lúdico e da alegria do teatro, da história oral popular ali apresentada. A felicidade simples e natural conquistada não teve preço e a vida infantil ficou + rara.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário