sábado, 5 de fevereiro de 2011

Palmas pra Bid

por maneco nascimento

(foto: arquivo da Bid Lima)
Dia dois de fevereiro, dia de festa no mar, como bem imortalizou a data o poeta baiano Dorival Caymmi, foi também dia de festa na Galeria do Clube dos Diários/Complexo Cultural Theatro 4 de Setembro. Depois da boa chuva que caiu àquela tarde, à noitinha entre sete e meia e horas prolongadas depois, o evento foi dar boas vindas a nova Presidente da FUNDAC, Marlenildes Bid Lima.

A Festa, organizada pelo Sindicato de Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão – SATED e amigos organizados, teve nata presença de boa parte de artistas da cidade, dos mais diversos matizes. Gente da dança, do teatro, da música popular e erudita, das artes visuais e congêneres disse sim para quebrar de vez a resistência dos primeiros momentos, criada na cidade, acerca da nomeação da atriz e produtora cultural ao posto de controle da pasta da cultura do Estado.

Após uma breve exibição de documentário com takes que envolviam a atriz, produzido por Franklin Pires, foi a hora e a vez de, publicamente, Bid Lima dizer a que veio e agradecer o apoio das pessoas que enxergaram novidade em sua nomeação. Ali estava se confirmando que o novo nem sempre está fechado nas velhas escolhas.

Vavá Ribeiro, Soraya Castelo Branco e Valor de PI prestigiaram o grande encontro com suas doses musicais privilegiadas. Também fizeram presença, em marca da música erudita praticada na cidade, o maestro Emanuel Coelho Maciel, Vitor Coelho Maciel e professor Beethoven.

Atores e atrizes, funcionários das Casas de Cultura do Estado, amigos, familiares e companheiros intrínsecos das cenas de palco e cinema dividiram alegria de participar da perspectiva de novo sangue às veias das salas vazias de melhores atitudes da Fundação Estadual de Cultura – Fundac.

Teresina e Timon juntaram-se à noite de artistas e somaram a boa sorte que se poderá vislumbrar com alguém que, aberta ao riso e a felicidade do prazer artístico da cena, há de construir a diferença, especialmente por encontrar apoio desinteressado dos parceiros cênicos.

Grupo Proposta de Teatro, Indigentes de Teatro, Truá Cia de Espetáculos, Humanitas de Teatro, Sinos de Teatro foram alguns dos agrupamentos amadores timonenses que se representaram à noite de Bid Lima.

Grupo Harém de Teatro, Tear de Teatro, Cia de Dramas e Comédias, Oficinão de Teatro, Ápice de Teatro, Oficina Permanente de Teatro “Procópio Ferreira”, Grupo Cultural “Coisa de Nêgo”, Grupo Abadá de Capoeira, Tribo de Teatro, Sarau Urbano ao Shopping da Cidade e Moisés Chaves, Escola de Dança do Estado “Lenir Argento”, Organização Ponto de Equilíbrio – OPEQ estavam entre as agremiações e artistas da cena piauiense que compuseram a noite de 02 de fevereiro de 2011.

Marlenildes Bid Lima, atriz, arte educadora, figurinista com experiência no teatro e cinema, produtora cultural, apresentadora de cerimonial e ousadia experimentada, não está no mundo das cenas à toa. Entre a nova geração de atrizes que a cidade forjou, desenhou seu próprio destaque de atuação e se estabeleceu em percurso fora do discurso arcano de aristotelia mal interpretada.

Sangue novo pagão verterá nos próximos momentos da cultura estadual e, ao contrário do que regurgitam os inconformados, como Presidente da FUNDAC Bid Lima terá mais representação do que cachorrinhos, macaquinhos ou vaquinhas adestradas para repetir ordens.

Só o preconceito, a discriminação e a amargura de não ocupação de cargo que nem detém qualquer recurso assim, poderia justificar resistência ao que foge do fisiologismo e arrumações ensebadas, e de disfarces de projetos maquiados para fins de mídia e vaidade particular.

Bid Lima está fora de proselitismos, maniqueísmos e discursos escorados na política de falsas falas coletivas e prática de preservação de nepotismo de lobo em pele de cordeiro imolado. Caso sua administração não dê certo, ainda assim estará fora do círculo das vaidades e dos erros do ainda ontem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário