quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Nota 7!

no [dez]curso da Estrela!
por maneco nascimento

A noite de 20 de dezembro de 2017 abriu nova perspectiva para grandes espetáculos a céu aberto, com temática de Natal, no palco de naturezas culturais que é o Parque da Cidadania.

Naquela noite, num assomo de público que acorreu àquele local para seguir a Estrela de Natal, deu-se o espetáculo Musical realizado pela AndaLuz Iluminação, com patrocínio do Grupo Carvalho, através do Siec e Governo do Estado.

Numa parceria com o Instituto Trama Cultura, Projeto Música Para Todos[icsrita], FCMC/PMT, Governo do Estado/SeCult, Grupos de Teatro "Mulheres de Aço e de Flores" e "Espelho da Realidade"[reeducandos de Presídios - SeJus PI], Fundação Antares Rádio e Televisão, TV Club, site EntreCultura, Rádio e TV Assembleia, FM Cultura, Paulo Moura[irMãodeCriação] e as pessoas de Miro Freitas, Humberto Coelho, Mel Telles, Valdsom Braga, Cláudia Simone, Plínio Oliveira, Adelane Carvalho e Romero Saboia, deu-se o Milagre do Natal.

Depois de uma espera de um pouco mais de uma hora, o público pacienciosamente espectador pode, por fim, assistir ao espetáculo que para ali havia sido prometido com os proclamos de festas natalinas.

"Siga a Estrela - Natal da Cidade", com texto de Franklin Pires; direção geral e produção de João Vasconcelos; direção musical, regência e voz de Plínio Oliveira; assistência de direção de Valdsom Braga e figurinos e caracterização de Bid Lima fez-se luz.

Como prólogo ao espetáculo, as falas oficiais que reuniram o representante do Grupo Carvalho, o senhor Renato; o Secretário de Estado de Segurança Pública, Daniel Carvalho, e o Secretário de Estado de Cultura, Fábio Nuñez Novo.

Na ordem de prólogo, o show em aparte às menções de Natal, conspirado pelo Cantor da Paz, o paranaense Plínio Oliveira. Canções reflexivos temáticas culminaram seu momento de brilhar e corroborar como "prisão" de espera para ver a dramatização do nascimento do Menino Jesus.

Após um carismático show man gospel reinvenção, a cena dramática com companhia luxuosa do Coral Infanto Juvenil Música Para Todos e Orquestra Jovem Música Para Todos, teve efeitos de opera soap natalina e revalidou a própria tradição de reinventar teatro a cena aberta.

Os Coletivos músico-vocais que entremearam o enredo dramático, também foram luz e cor melódicas à performance hollywood biz de Plínio Oliveira. Phd 7 à terra anunciada em musicalidade e sons e vozes exaltação do Cantor da Paz e seus interlocutores vocais.

Da narrativa dramática, propriamente, um exato propósito de encenação de rapazes e moças, reeducandos/as dos Presídios Masculino "Irmão Guido" e Feminino de Teresina, respectivamente, Luz e Espírito de Natal indispensável na corrente de bem contar a história.

Cada um e uma do elenco inclusivo-dramático deu-se por inteiro e obteve recepção calorosa da plateia que aplaudiu em cena aberta.

Estava instalada a melhor memória de teatro em grande estilo a Autos de Natal e estava inteiro um elenco que dispensou o dublê da vaidade. Cenas impactantes e de encanto, a Aparição do Anjo Gabriel, do alto de uma grua, e a passagem de Maria sobre o burrico e José que a seguia.

Aliás, os animais artistas foram permissão licenciada à poesia dramática, com muito carisma e concentração na história. O cabrito, amigo do Pastor da Boa Nova, e o burrico marcaram 10 pontos e convergiram em êxito mágico, aliados aos atores e atrizes que recontaram a história do Natal.

Mais que o milagre da cena posta, o milagre dos peixes em forma de público que acorreu ao encontro com a Estrela brilhante do espetáculo apresentado. Ali, pais, mães e crianças de colo e independentes, jovens, adultos, idosos e um mundo de curiosidade expectativa interagiram quente com a encenação.

Os familiares de reeducandos que vieram conferir a obra de seus filhos e filhas, estes, feitos intérpretes do Natal trouxeram mais alegria ao corpo do elenco feliz. Havia reeducando que não via a família há mais de dois anos e a Estrela do Natal obrou o Milagre de reaproximá-los. Esse, o maior Milagre da noite, dentro do turbilhão de emoções contidas no "Siga a Estrela - Natal da Cidade".

As pérolas, a mis-èn-scene do Corpo do Coral Infanto Juvenil que ilustrava a musicalização com a alegria de ser criança e ser artista representativo; a passagem poderosa da cantora lírica Adelane Carvalho ao interpretar "Ave Maria", de Gounod, foi tempo ímpar. O Anjo, Maria, o Pastor, Herodes, os Reis Magos, José, enfim todo o elenco de reeducandos/as fez-se arte em plena convicção de amar a cena.


A cantora Cláudia Simone que interpretou "Romaria", de Renato Teixeira, durante a marca do Presépio, também cumpriu muito bem seu ofício de bem cantar.

Ela e o regente Plínio Oliveira, num deslize de desefeito estético, quebraram o protocolo e, em meio à cena da confraternização do nascimento do Menino Jesus, trocaram elogios e a cantora aproveitou para elogiar seu patrão, Luís Sá e o Secretário de Cultura, Fábio Novo.

No desvio da ação dramática, cometeram uma falha trágica na cena, diria-se numa metáfora de ato fora do Ato e da cena ensaiada. Essa desAção cênica quase deslinda toda uma magia que se vinha construindo entre artistas e plateia, durante toda a narrativa até ali.

Depois desse desvio da conduta cênica, foi recuperado o espetáculo de Natal e o "Siga a Estrela - Natal da Cidade" concluiu a conspiração do universo voltada ao Ato dramático ali encenado.

Parabenizar as Instituições, artistas, reeducandos, músicos, cantores, coralistas, equipe técnica e toda a empreitada de parceiros que facilitaram um nobre feito à cena teatral piauiense que se nos foi apresentada e desfiou ritos e rituais e passagem de interação estética,  entre arte e público que, fascinado e envolvido, ficou até o fim, mesmo com a sutil ameaça de chuva, que não chegou, graças ao Espírito de Natal ali consignado.

Evoé, Artista da cena ampliada!
Asé, Estrela de Natal que guiou plateia curiosa e atenta até o campo dramático de "Siga a Estrela - Natal da Cidade"

fotos/imagem: (Fábio Novo)

Um comentário:

  1. Em relação ao Espetáculo Musical SIGA A ESTRELA concordo com tudo que o Maneco escreveu, as críticas construtivas são muito bem vindas, mas minha nota é no mínimo 9! O Espetáculo foi maravilhoso e todos cumpriram seu papel. Em relação ao Sr. Luís Sá, quero esclarecer que ele não é MEU PATRÃO, pois sou uma colaboradora do Projeto Música Para Todos e em relação ao Secretário Fábio Novo não falei nada mais que a verdade, que não demorou 5 segundos para ser dita. Acredito que nada quebrou a magia construída pelos artistas competentes e cheios de luz! FELIZ NATAL PARA TODOS!

    ResponderExcluir