sábado, 20 de junho de 2015

Música e Vida Severinos

Boca em batidas de bois a mês de Santos
por maneco nascimento

Severino Santos trouxe, ao Boca da Noite, a alegria das batidas, batuques e melódicos amparados na pesquisa, cultura, arte e expressão musical dos tambores, terreiros, raízes naturais e força de identidade e pertencimento de quem sabe ampliar imersão artística e reinventar os velhos valores que marcam a força da canção e Música e Vida Severinos.

(ritmo da felicidade na canção/fotos: Bebel Cris Monteiro Sousa)

Um quente repertório de variações ao regional festejado. O artista que tem berço de resistência na força do percurso ativo musical transversado. Que sabe do violão popular e tem voz cadenciada. Detém esteio do melódico na doce presença.

(Severino, James Brito e Dimas Bezerra/fotos: Bebel Cris Monteiro Sousa)

Brindou o público do Boca da Noite, no Espaço Cultural "Osório Jr.", na última quarta feira, 17 de junho, com ritmo alegre dos baiões, reggaes, afoxés e às toadas de tradição e ruptura da mesma cepa cultural, de expansão autoral, que brotam do caldeirão de arte e cultura amparadas nas raízes afro-brasis concertadas na arte do cantor e compositor.

(Assis Bezerra, um toque parceiro de cordas de aço/fotos: Bebel Cris Monteiro Sousa)

Severino Santos autentiza sua produção cultural musical pelo regional e estiliza estética composicional a afro-sanfonias de cantar, compor e de tocar um instrumento. Repercute tempo e maturidade da profissão. 

(James Brito e Dimas Bezerra, parcerias da Noite no Boca/fotos: Bebel Cris Monteiro Sousa)

Há 25 anos no batente, também reverbera passagem pelos festivais de bairros e revigor profissional que encontra desenvoltura nos bailes da vida e noites teresinenses que curtem a práxis da canção.

Começou carreira artística nos melhores anos de nossas vidas, década de 80, e com seu violão popular percorreu cidades, trilhas e trilhos que sinalizavam onde o povo sempre esteve para ouvir uma boa música.

E esse tempo, de felicidade compensada, foi trazido à noite do Boca da Noite, 17, em que o "Osório Jr."/Bar do Club dos Diários receberam Santos à Música e Vida Severinos.

(público do Boca Severino da Noite/fotos: Bebel Cris Monteiro Sousa)

Mês de junho, dos santos de fé ao casamenteiro (Antonio); das fogueiras e quermesses de terreiros (João) e dos pescadores e da redes e vilas ribeirinhas (Pedro), o repertório musical de Severino nunca esteve tão apropriado para noite, festas e cultos de raízes populares a feita juninos.

(Darlene Viana, voz e canção em Música e Vida Severinos/fts: Bebel Cris Monteiro Sousa)

Negos Chicos, Catirinas, Rastafestas, triangulados em afro-sanfonias a baiões sincopados de terreiros regionais e batuques, traduções afoxás de toadas e entoadas a campos de atuação musical que tangenciam atração de identidade de corpo e alma arraigadas na tradição melódica, revisitada pelo eixo composicional de Santos em Música e Vida Severinos.
(Severino Santos In Boca da Noite/fotos: Bebel Cris Monteiro Sousa)

+ uma edição show! A Música e Vida de energias melódicas e força popular brasileira foram aconchego da canção em Severino Santos in Boca da Noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário