Vozes femininas
Hoje, 02 de março, na:
Semana da Mulher acontece no Theatro 4 de Setembro/Club dos Diários, às 19 horas, o espetáculo "Cartas de Minha Vida".
Semana da Mulher acontece no Theatro 4 de Setembro/Club dos Diários, às 19 horas, o espetáculo "Cartas de Minha Vida".
Apresentado por mulheres reeducandas do presídio feminino de Teresina, "Cartas de Minha Vida" expressa não só a realidade prisional traduzida nas 06 intérpretes, envolvidas na encenação, mas intertextualiza também com toda mulher que luta por liberdade, dentro de seu Eu.
O diálogo direto de memórias afetivas, aplicadas ao construtivismo estético à carpintaria da cena, é desenhado pelo diretor do espetáculo, Valdson Braga, que também assina a cenografia a espelho da obra pictórica de Frida durante o manifestado século 20.
E, no transversal da licença poética, a dramatização amplia homenagem a todas as mulheres, no reflexo de força e vida de Frida Kahlo. O espetáculo e uma Exposição de telas construídas, a partir da releitura da artista plástica mexicana, encampam esse sentimento de valor e pertencimento artístico e empoderamento da identidade feminina, presente em qualquer espaço e seio de riscos das falas da liberdade pessoal.
"Cartas e Minha Vida", tem uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça do Piauí, contido no Projeto de teatro "Mulheres de Aço e Flores", desenvolvido pela Sejus e pela Gerência da Penitenciária Feminina de Teresina, que propõe humanizar e ressocializar, através do incentivo da produção artística entre pessoas privadas de liberdade. Para a apresentação no Theatro 4 de Setembro, os promotores do espetáculo e evento parcerizam a ação sócio educativa cultural com a Secretaria de Estado de Cultura do Piauí - Secult.
Detentas desenvolvem projeto de teatro e se preparam para primeira apresentação em público (Foto: Ascom Sejus)
O Projeto de arte educação e ressocialização pelo dialogismo dramático, entre reeducandas e a comunidade, foi desenvolvido, a partir de um mergulho na arte do teatro e iniciação teatral mantidos com mulheres do presídio feminino da cidade.
Valdson Braga, ator, diretor de teatro e artista visual, formado pelo UFPI, é o professor de teatro que, atualmente, coordena as atividades do Projeto "Mulheres de Aço e Flores", e conseguiu ampliar o olhar das mulheres com quem afiou a práxis cênica e insere as reeducandas na arte de representar, ao tempo em repercute o papel do contributo social cidadão, em forma de mensagem de auto superação e amor voltados para si mesmas e retornados aos outros, na recepção dramática.
Serviço:
"Cartas de Minha Vida"
no Theatro 4 de Setembro
dia 02 de março de 2016
às 19 horas
Informações: 086 3222 7100/
Entra Franca!
Entra Franca!
Nenhum comentário:
Postar um comentário