Como é bom
por maneco nascimento
(Velhos Palhaços em processo, com Lenora Lobo/acervo Harém)
Com pano para mangas alargadas, esse elenco de estrelas, concentradas no ofício, será mote de alegria vinculada, na licença poética da arte, filosofia, solidão, velhice, ocaso da profissão, disputa de permanência na ativa do trabalho de fazer rir e todo um delicado enredo em que o humor e a ironia refinados geram exercício da persuasão da recepção e práxis do fingimento convincente.
Com pano para mangas alargadas, esse elenco de estrelas, concentradas no ofício, será mote de alegria vinculada, na licença poética da arte, filosofia, solidão, velhice, ocaso da profissão, disputa de permanência na ativa do trabalho de fazer rir e todo um delicado enredo em que o humor e a ironia refinados geram exercício da persuasão da recepção e práxis do fingimento convincente.
(mesa diretora de Produção e Lenora Lobo/acervo Harém)
"Um Bico para Velhos Palhaços" define-se, também, para equipe técnica, aos serviços de Figurinos, Bid Lima; Iluminação, Assaí Campelo; Som incidental, Zé Dantas; Produção, Soraya Guimarães, Workshop e Consultoria ao Corpo, Lenora Lobo e, na Cenografia, Manu Andrade.
No lúdico, palco, terra de desfecho das narrativas dramáticas, há que ter a geografia e mapeamentos cenográficos, por onde deslizam as personagens que decantam a própria história.
"Um Bico para Velhos Palhaços" define-se, também, para equipe técnica, aos serviços de Figurinos, Bid Lima; Iluminação, Assaí Campelo; Som incidental, Zé Dantas; Produção, Soraya Guimarães, Workshop e Consultoria ao Corpo, Lenora Lobo e, na Cenografia, Manu Andrade.
No lúdico, palco, terra de desfecho das narrativas dramáticas, há que ter a geografia e mapeamentos cenográficos, por onde deslizam as personagens que decantam a própria história.
E cenário e cenografias experimentadas levam assinatura de alguém que, profissional da área, abre caminhos de cumplicidade na cena posta e tangiliza a matéria invisível a efeitos de plástica e estética ao enredo dramatizado.
No Harém de Teatro, responde por esta função da plástica e estética de ilustração dramática espacial, o cenógrafo Manu Andrade, que + uma assinatura deve registrar ao repertório de montagens harenianas.
Manu Andrade (manuandrade@hotmail.com) é Cenógrafo e Ator, com Formação - Cursos e Oficinas, a ver:
- Dramaturgia
2007
- Ministrante: Djalma Thurler – UFRJ
2008
Ministrante: Roberto Lúcio – UFPE
2009
- Ministrante: Wanderley Galvão – UFRJ
- Ministrante: Wilson Coelho – Vitória – ES
2010
- Ministrante: Cristina Montenegro - RJ
Trabalhos realizados como cenógrafo
- Espetáculos
2002
As Profecias de Cassandra, de Gomes Campos
Direção: Arimatan Martins
Entidade: Instituto Dom Barreto
2003
Brasil S/A, de Antonio Erminio de Moraes
Direção: Arimatan Martins
Entidade: Instituto Dom Barreto
2004
Geléia Geral (Piauí Sampa) – São Paulo
Direção: Arimatan Martins
Entidade: SEBRAE
2005
Show Musical Dori Caymmi
Direção: Arimatan Martins
Entidade: CDL
2006
Show Musical Geraldo Azevedo
Direção: Arimatan Martins
Entidade: CDL
Espetáculo O Assassinato do Anão, de Plínio Marcos
Realização: Grupo Harém de Teatro
Show de Humor A Feiúra Pega, de Dirceu Andrade e Amauri Jucá
Direção: Arimatan Martins
2007
Show de Humor A Porca Comeu, de Dirceu Andrade e Amauri Jucá
Direção: Arimatan Martins
Espetáculo Auto do Natal – Ipiranga – PI
Direção: Arimatan Martins
Responsável: Projeto Criança Esperança
2008
Show Musical Teófilo Lima - lançamento do CD Teófilo Matulão
Direção: Arimatan Martins
Espetáculo Diário de Uma Ladra, de Rubens Nery Costa
Direção: Arimatan Martins
Realização Companhia de Teatro Shakespirado
Espetáculo Auto do Natal – Ipiranga – PI
Direção: Arimatan Martins
Responsável: Projeto Criança Esperança
2009
Espetáculo A Onça e o Bode
Direção: Arimatan Martins
Realização: Grupo Harém de Teatro
Espetáculo A Meta, de Elyahu Goldratt e Jeff Cox
Direção: Arimatan Martins
Responsável: Grupo GEMTE – Grupo Engerpi de Teatro
Projeto Instantâneo – improvisação
Responsável: Núcleo de Criação do Dirceu – Marcelo Evelin
2010
Show de Humor Forro do Cabôco, de Dirceu Andrade
Direção: Arimatan Martins
Show de Humor Meu Vizinho é de Lascar, de Amauri Jucá
Direção: Arimatan Martins
Espetáculo A Casa de Bernarda Alba
Responsável: Grupo Harém de Teatro
Espetáculo O Pequeno Príncipe, de Antoine Saint-Exupery
Realização Grupo Harém de Teatro
2011
Espetáculo A Batalha do Jenipapo, de Ací Campelo
Direção: Arimatan Martins
2012
Espetáculo Macacos Me Mordam – A Comédia, de Arimatan Martins
Direção: Arimatan Martins
2013
Espetáculo Abrigo São Loucas, de Arimatan Martins
Direção: Arimatan Martins
Participação em Festivais e Mostras
Festival Latino Americano de Teatro
Vitória-Colatina – Espírito Santos
Encontro Nacional dos Pontos de Cultura – TEIA 2010, em Fortaleza - CE
Realização: MINC – Ministério da Cultura
Festival Nordestino de Teatro
Espetáculo: Harém Conta o Assassinato do Anão
Direção Arimatan Martins
Realização Grupo Harém de Teatro
Festival Nordestino de Teatro
Espetáculo: A Casa de Bernarda Alba
Direção Arimatan Martins
Realização Grupo Harém de Teatro
Festival Latino-Americano em São Paulo
Espetáculo: Raimunda Pinto, Sim Senhor!
Direção Arimatan Martins
Realização Grupo Harém de Teatro
Projeto Interações Estéticas – São Paulo
Espetáculo A Casa de Bernarda Alba
Direção Arimatan Martins
Realização Grupo Harém de Teatro
Projeto Interações Estéticas – Rio de Janeiro
Espetáculo Raimunda Pinto, Sim Senhor!
Direção Arimatan Martins
Realização Grupo Harém de Teatro
Festival de Monólogos
Espetáculo Diário de Uma Ladra, de Rubens Nery Costa
Direção Arimatan Martins
Realização Cia Shakespirado de Teatro
Temporada Nacional FUNARTE – Brasília – DF
Espetáculo Harém Conta o Assassinato do Anão
Direção Arimatan Martins
Realização Grupo Harém de Teatro
Festival de Teatro de Curitiba
Espetáculo Diário de Uma Ladra, de Rubens Nery Costa
Direção Arimatan Martins
Realização Cia Shakespirado de Teatro
Festival de Teatro Lusófono – FESTLUSO 2008
Festival de Teatro Lusófono – FESTLUSO 2009
Festival de Teatro Lusófono – FESTLUSO 2010
Com esse currículo, o ator e cenógrafo garante-se à vida de artista em escolha da profissão. É chapa, parceiro da história do Harém.
E, como sempre reza à experiência popular, se deve confiar em alguém com + de trinta anos. É da confiança conceituada, que o Grupo Harém de Teatro 30 Anos confirma aliança de integração cultural e interações estéticas, aplicadas ao ofício. Sua idade, seu passaporte da experiência tra ba lha da.
Manu Andrade é também Harém 30 anos!
(acervo iconográfico: Harém de Teatro.)
(acervo iconográfico: Harém de Teatro.)
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