geração de novos atuantes
por maneco nascimento
"É melhor que muita coisa que tem sido feita por aqui. A encenação é minha linguagem. sobreposição de linguagem. Esse trabalho surge desse processo, laboratório. O espetáculo surge do fazer. Por isso é que é um experimento." (Adriano Abreu, coordenador do Coletivo Piauhy Estúdio das Artes)
O Coletivo Piauhy Estúdio das Artes estreia espetáculo-resultado da seleção de novos atuantes da companhia da cena. "Experimento N° 1" será apresentado na noite do dia 04 de fevereiro (sábado), às 19 horas, na Galeria de Arte do Club dos Diários "Nonato Oliveira".
O trabalho discute, com uma estética contemporânea, as relações entre o fazer teatral e a vida do artista da cena no Estado do Piauí. Suas lutas, rejeições, amores, as dificuldades enfrentadas durante o processo criativo, se intercruzam no espaço mitopoético nessa proposta do Grupo.
A demostração em Experimento é resultado de um processo de seleção para novos atores e atrizes do Coletivo. O processo começou no final de 2016 e as respostas conseguidas marcam a concepção de um novo espetáculo, o “Experimento N° 1”.
Adriano Abreu, Coordenador do Coletivo Piauhy Estúdio das Artes, que também assina o roteiro do espetáculo, reflete sobre essa produção como um novo momento do grupo,
“Passamos muitas dificuldades, durante os últimos dois anos, com o afastamento de alguns atuantes do Piauhy Estúdio das Artes, por vários motivos, discordâncias estéticas e processuais, questões de saúde e até a impossibilidade do Coletivo de arcar com a sobrevivência dos seus membros, que obrigou algumas pessoas a buscarem outros trabalhos. Dessa forma, as consequências no nosso ritmo de realização foram enormes. No final do ano, resolvemos abrir um processo de seleção de novos atores e atrizes, artistas que tivessem vontade e tempo, para assumirem com disciplina o fazer cênico", conta.
O espetáculo ocorre em 6 movimentos cênicos, onde misturam-se recursos narrativos, performativos e dramáticos. A encenação privilegia a ludicidade, reflexão e, principalmente, a teatralidade advinda de atuações marcantes, que já são sinônimos do trabalho do Coletivo Piauhy Estúdio das Artes. "Experimento N° 1, traz a marca de uma geração jovem que deseja fazer teatro no Piauí, contrariando todas as expectativas daqueles que consideram esse ato inviável ou perca de tempo ”, finaliza
O Roteiro e Encenação é de Adriano Abreu. A Direção Musical de Caio Leon e a atuação fica por conta dos novos atores e atrizes do Coletivo, Ana Clara, Állex Cruz, Deusa Melo, Marco Aurélio, Matheus Paiva, Mayra Sousa, Waldfran Soares.
A montagem é uma realização do Coletivo Piauhy Estúdio das Artes, com apoio cultural da Casa da Cultura de Teresina e Complexo Cultural Club dos Diários\Theatro 4 de Setembro.
O Coletivo Piauhy Estúdio das Artes é uma
organização dedicada a promoção, divulgação, pesquisa, ensino e produção das
artes cênicas, com foco principal na formação integral do atuante e suas
interfaces com a arte do espetáculo. Desempenha na cidade de Teresina um trabalho de pesquisa, estética de conceitos cênicos que explora o fazer teatral a rigor de marcas do teatro brasileiro de expressão piauiense que identifiquem a práxis pontual e profissional na cena viva.
Serviço:
Estreia de "Experimento Nº 01"
dia 04 de fevereiro
de 2017 (Sábado),
às 19h,
na Galeria de Artes "Nonato Oliveira"
(Club dos Diários)
Entrada Franca.
fotos\imagem: (divulgação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário