Faça chuva, faça lua
por maneco nascimento
Manter a agenda acesa e o centro da cidade em movimento é o que o promotor cultural João Vasconcelos tem feito desde que pegou a gerência do Bar do Clube dos Diários. Depois que aquele espaço ganhou novo fôlego, projetos têm tido forma e expressão para a música, a dança, o teatro, o circo e as artes visuais.
As paredes do Bar vêm recebendo exposições mês a mês, temáticas do mais diverso matiz. Por ali já passaram o XVI Salão de Fotografia de Teresina, Avelar Amorim(individual), UAPPI(coletiva), Jader Damasceno e seu nú artístico, Clênia Moreira(fotos still de lançamento do clip “A Espera”, do Batuque Elétrico), Temístocles Waquim(individual) e, nesse janeiro 2012, Vick Oliveiras apresenta sua “Telas e Bonsais”.
As semanas foram ganhando força de ocupação, ano passado, com atividades culturais e artísticas e oportunizaram novos criadores a mostrarem a cara. De segunda a sábado, a partir das 19 horas, sempre um bom motivo para dar uma passadinha pelo espaço efervescente. Segunda Feira, o “Clube do Vinil” ganha fôlego e quem quiser que ouça a música de sua escolha.
Terça Feira, dia das cênicas, o projeto “Eu, você e o teatro da minha vida” trouxe dança, teatro e performances criativas e, para esse janeiro, os Grupos Proposta de Teatro, Truá Cia. de Teatro e Indigentes de Teatro ocuparão a pauta, às 19 horas.
(Um brasileiro no Céu(Junior Marks e Vitorino Rodrigues), do Grupo Proposta de Teatro/divulgação)
A quarta feira foi só Boca da Noite calorosa. E a ocupação desse espaço cativo, nos dias de verão que seguem, será com o “Projeto de Férias”, que cai como uma luva. E já no dia 25 de janeiro, Fátima Castelo Branco e convidados lança o “Bossas de Verão”.
Na quinta feira o que começou como “Tô na fossa, não sente na minha mesa...” transformou-se em “Fossa Nova” e o público faz o repertório.
A 6ª. Feira engorda a noite com o “Violão Intimista”, mas para esse período de férias, uma vez ao mês, o que ganhará gingados e expressão será o “Reggae na boca”, com uma nova edição já para o dia 10 de fevereiro. Mas antes, dia 08 de Fevereiro, Elis Regina será tema de belo canto em “Elis Vive”, em sua vigésima edição.
O Sábado é livre ao freqüentador assíduo e ao que esbarra naturalmente no local. É basilar para encontros e despedidas, discussões abertas e culturais, shows agendados pelo artista e festas diversas. Foi assim no ano que findou e será melhor, de novo, nesse ano que já começou a pegar forte e rente à agenda das noites do centro.
O Complexo Cultural Teatro 4 de Setembro/Clube dos Diários sempre teve uma vida natural de transeuntes que andejam no quadrante que envolve o Centro de Artesanato “Mestre Dezinho" Praça Pedro II, a Casa de Espetáculos, a Galeria e o Bar do Clube do Diários e o centro comercial da cidade.
Tudo se afunila aos Projetos que envolvem o 4 de Setembro e às atividades artístico-culturais de seu entorno. O Espaço Cultural “Osório Junior” e o Bar do Clube dos Diários, em ação cultural permanente, interagem e fomentam atividades de lazer e entretenimento depurados porque a arte não pode parar. E João Vasconcelos reitera que, bem bonito é sempre manter acesa a chama cultural.
Faça chuva, faça lua, o centro da cidade de Teresina não pode passar sem as noites do Bar do Clube dos Diários, em sua calçada da fama ou na boa vizinhança do “Osório Junior” às práticas musicais e cênicas.
Agende-se ao:
Projeto “Eu, você e o teatro da minha vida”:
- dia 24 de janeiro: “Um Brasileiro no Céu” (Proposta de Teatro)
- dia 31 de janeiro: “17 Minutos antes de Você” (Truá Cia. de Espetáculos)
- dia 07 de fevereiro: “Sol Sanguíneo” (Indigentes de Teatro)
Projeto de Férias:
- dia 25 de janeiro: Lançamento CD “Bossas de Verão”
- dia 08 de fevereiro: “Elis Vive”
- dia 10 de fevereiro: “Reggae na boca”
Exposição: “Telas e Bonsais”, de Vick Oliveiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário