Atos Comunicantes
por maneco nascimento
Quando se juntam um bom diretor e ator de teatro e outro bom ator, o que vai dar? Boa coisa é o que dará no jogo da cena. É nessa perspectiva que Teresina, Piauí, receberá + uma estreia em agosto.
O dramaturgo de cena Luciano Brandão, de Teresina, e Júnior Marks, de Timon, no Maranhão, uniram as forças dramáticas, encurtaram as distâncias entre os dois municípios vizinhos e quebraram a quarta, quinta, sexta e sétima paredes invisíveis e marcam cena para palcos nossos de cada dia.
Luciano Brandão que começou escola na Oficina Permanente de Teatro "Procópio Ferreira", onde atualmente coordena, ministra aulas e pratica montagens escolásticas, também tem passagem pelas inciativas teatrais Grupo Amantes Delirantes de Teatro, Asmodeus de Teatro, Teatro da Tribo e Grupo Harém de Teatro.
(Luc Brandão, ator e diretor de teatro/image face Luciano Brandão)Na condução de dramaturgia de cena, conta facilitação em montagens de "A Mulher sem Pecado", "Dorotéia", "Os Sete Gatinhos", "Perdoa-me por me traíres". Em seu amor de obsessão, por Nelson Rodrigues, empreendeu ótimos resultados na Oficina Permanente de Teatro "Procópio Ferreira" e a história continua sendo contada.
(Luc Brandão, prática de oficina na "Procópio Ferreira"/image face Luciano Brandão)
Júnior Marks, residente em Timon, município maranhense, mantém relação intrínseca com o movimento e artistas de teatro amador do Piauí, enquanto desempenha com colegas da cena maranhense a permanência e o exercício continuo do teatro timonense. No Grupo Proposta de Teatro, de Timon, divide cena com o piauiense Vitorino Rodrigues, e há anos brilham com a peça "Um Brasileiro no Céu", texto de Carlos B. Filho e direção de Roger Ribeiro.
(J. Marks em "Um Brasileiro no Céu"/image face Júnior Marks)
Outro sucesso que registra em seu repertório de ator é "17 Minutos Antes de Você", montagem da Truá Cia. de Teatro. Numa criação coletiva, dirigida por Heraldo Maia e co-Direção de Elielson Pacheco, Marks mantém dobradinha com Vitorino Rodrigues, em que constroem um casal de velhinhos na incomunicabilidade da solidão e cotidianos cúmplices. Responsável ainda pela Paixão de Cristo de Timon e pela coordenação do Grupo Humanitas de Teatro, em que atua e dirige espetáculos.
(os velhinhos[Vitorino] e [Júnior] de "17 Minutos..."/image face Júnior Marks)
Esses dois atores-diretores agora batem, de frente, com o teatro conspirador em direção ao centro do olho do furacão, feito o universo da cena. E, assim, assaz, assumem prato para nova degustação, antropofagia de recepção à antropofagia da atuação planejada.
Em amor ao teatro, assim e assado, ou "O Amor é Assim ou Assado?", é proposta irrecusável, é truá pra ninguém deixar de ver, é humanitas pra que te quero, agrupa amantes delirantes, deuses asmodeus pisando solo sacrossanto, rituais em volta do fogo das tribos e hareniando ofícios e ofertas teatrais para Procópios, Ferreiras e Brandões em estigmas de big bang...
Em amor ao teatro, assim e assado, ou "O Amor é Assim ou Assado?", é proposta irrecusável, é truá pra ninguém deixar de ver, é humanitas pra que te quero, agrupa amantes delirantes, deuses asmodeus pisando solo sacrossanto, rituais em volta do fogo das tribos e hareniando ofícios e ofertas teatrais para Procópios, Ferreiras e Brandões em estigmas de big bang...
Então que se faça o teatro! Luciano Brandão melhor explica de que trata essa nova empreitada que atende pelo signo e vozes de "Quando o Amor é Assim e não Assado".
(arte divulgação da nova peça do Humanitas de Teatro)
"QUANDO O AMOR É ASSIM E NÃO ASSADO
O Grupo Humanitas de Teatro estreia dia 05 de agosto às 20h00 no Theatro 4 de setembro o seu mais novo espetáculo. Trata-se do Monólogo “Quando o amor é assim e não assado” que será encenado pelo ator Júnior Marks, dirigido por Luciano Brandão e produzido pela Caju Comunicação. A peça comemora os 15 anos de carreira de Júnior, que dirige a companhia desde sua fundação em 2000. Conta, ainda, com poesias de Cairo Brunno, músicas de Patrícia Mellodi, cenário de Wallancy Nunes e figurino de Bid Lima.
Marks é timonense radicado e honorário e atua na militância da Cultura do estado do Maranhão e do Piauí. Coleciona em sua carreira de 15 anos dedicados aos tablados piauienses e maranhenses grandes personagens que modificaram o cenário cultural da região. “Quando o amor é assim e não assado” dá o pontapé inicial para que todos nós possamos pensar sobre o que é ser amado e o que é amar.
Nesse espetáculo, Neto (Júnior Marks) conta suas aventuras como se estivesse trancado dentro do quarto com o melhor amigo num domingo pela manhã, ouvindo música enquanto espera o almoço ficar pronto. E o melhor de tudo é que eu, você, todos nós podemos ser esse melhor amigo e confidente. Neto quer compartilhar sua coragem e sua busca pelo verdadeiro amor com você. Ele está lançando o convite para isso. Vai ficar de fora?
FICHA TÉCNICA:
TEXTO - Júnior Marks
DIREÇÃO - Luciano Brandão
CENARIO - Wallancy Nunes
SONOPLASTIA - Luciano Brandão
ILUMINAÇÃO - Wallancy Nunes
FIGURINO - Bid Lima
POEMAS - Cairo Brunno
MÚSICA "MÚLTIPLO AMOR" - Patrícia Mellodi
PRODUÇÃO EXECUTIVA - Caju Comunicação
PRODUÇÃO SOCIAL - VR Produções
REALIZAÇÃO - Humanitas - Grupo de Teatro"
Oi, Maneco que maravilha o blog muito me alegro de acompnhar pelas leituras a movimentacao cultural do Piaui.
ResponderExcluirobrigado. sempre um prazer. só para manter a memória cultural local viva e sob registro aos olh\res curiosos dos escafandristas chicobuarquianos
ResponderExcluir