por maneco nascimento.
[Ato 27 Ano IV- Dia 27 de Março –*Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo Tarde15h Teatro “Torquato Neto”Teatro: Espetáculo “Sofismo”com Ryck Lima Teresina PI
"Sofismo", espetáculo Solo de Ryck Lima, com texto de Lorena Nolêto e direção de Maneco Nascimento. A vida ao encontro e desencontros, na descoberta de si mesma, é o tema do enredo da personagem que avalia a própria existência e encontra nas novas escolhas a liberdade de identidade e reativação de projetos ao futuro de sobreviver no mundo nosso de cada dia. Com duração de 40 minutos, o espetáculo classifica-se para 16 anos.]
Era Dia do Teatro e do Circo, então deu-se palmas ao Teatro e ao Circo.
Pela manhã, lá pelas 10 horas, no Palácio da Cultura[SeCult], o Circo em Performance "Equilibrista Escola de Circo", da Escola de Circo Ponto de Equilíbrio, de Teresina, assinou, Presente!
A concorrência, depois, seria a partir das 15 horas, quando o Teatro se instalaria no Complexo Cultural Club dos Diários/Theatro 4 de Setembro, mais especificamente no Teatro "Torquato Neto"[Club dos Diários]. A viva voz da hora e da vez, o espetáculo "Sofismo", de Lorena Nolêto, para atuação Solo de Vick Lima.Depois da ação do Projeto Equilibrista Escola de Circo, realizado pela Organização Ponto de Equilíbrio e um cofffe break com o Secretário de Cultura, Fábio Nuñez Novo, que girou até o meio dia, do 27 de março, para público e convidados, artistas, representantes de classe, dramaturgos, amigos da cena e mais quem veio, deu-se a hora da manhã por encerrada.

Sua construção da personagem à narrativa, encontra na realidade dramática aforismos de [re]viver vida e drama licenciados na partitura de dramaturgia pragmática e discursiva de ser Teatro e ser Humano, em vozes das sociedades que se reorientam. Deu seu + e agitou um brilho reluzente ouro emergido dos cascalhos. Concorreu à própria pressa das falas e degustou rápida e quente a sua ação dramática. Mais calma, mais efeito seria de ligar a recepção dos vasos comunicantes. Mas, bem se deu seu Teatro.
Encerradas as alianças público e Artista, uma escola pública estadual[Liceu Piauiense] convidada, chegou atrasada para a sessão. Foi aberta uma rodada de discussão, envolvendo alunos/as, professores e público da hora. Gerou pauta para orientação sexual, gênero e comportamento que se impõem às novas sociedades. Estudantes curiosos e atentos e inferindo na franca conversa, mediada pela professora Bandeira e, num bate e volta, à atriz Vick Lima e à autora do texto encenado, Lorena Nolêto.

Duas intervenções na cena do discurso se firmaram. Uma da atriz, poeta, cantora, compositora, artista visual, Josélia de Jesus. Quebrou o protocolo e mandou ver suas angústias da hora e dramas vomitados da essência de sua intensa lucidez. Terminadas suas falas, o ator maneco nascimento convidou o público de estudantes para ver a práxis dramática e refletir sobre a conversa mantida até ali.

Era a hora de uma sessão extra de "Sofismo". Pegas de surpresa, a atriz e autora, assomaram a ideia de improviso teatral e, enquanto Vick Lima se preparou para voltar à cena, Lorena conduziu mais uma geleia gerou de conversas trocadas com estudantes.

Dessa vez, à plateia que interagiu mais in instantâneo, reagiu bem aos recortes de humor afinado da carpintaria dramática e deslizou feliz no enredo encenado, anuiu ao discurso de apresentação da personagem.

Vick Lima e o "Sofismo" tiveram, de presente, à agenda da hora e do dia Internacional do Teatro e Nacional do Circo, uma dupla pauta de apresentação e um efeito gratificado ao que e quem dedilha práxis de atuação.
Quando o universo conspira Teatro, não há teoria da conspiração que quebre as correntes de energia que detêm a arte do espetáculo, da revivificação da cena, da arte do Teatro que é vida de esteio dramático.

Parabéns aos artistas envolvidos na agenda das 15 horas, aos Artistas em comemoração ao Seu Dia e à arte que pede passagem, cortinas, luzes, público e objeto satisfeito a cada prática do exercício do exercício que equilibra o sujeito Teatro e suas cenas.
Evoé, Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo!
fotos/imagem: (professora Bandeira[Liceu Piauiense]/Lorena Nolêto)
Nenhum comentário:
Postar um comentário