por maneco nascimento
O Teatro Municipal João Paulo II pôs em prática, em terceira edição, a Semana da Criança no TMJPII. Projeto possibilitado pela Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, é feito em parceria com grupos de teatro da cidade. Reúne-se em uma semana um repertório de peças infantis e elas se apresentam no palco do João Paulo II e também na Praça Aberta, para o público da região.
(folder Semana da Criança no Teatro Municipal João Paulo II/arte: Jairo Moura)
De 9 a 16 de outubro é o prazo do Projeto para que se tenha uma semana cheia. Dias 9, 10 e 11 de outubro se assistiu, respectivamente aos espetáculos “Dois Piratas birutas e uma Bruxa maluca”, “A Menina e o Boizinho”, ambas, montagens do Grupo Ribalta de Teatro e “O Macaco Malandro”, do Grupo As Petúnias de Teatro, Cia. da região do Dirceu Arcoverde.
Mas na tarde do dia 12, Dia nacional da Criança, foi mesmo um dia de encantos, fantasias, festa e alegria na Praça Aberta do Teatro Municipal João Paulo II. No diverso das atrações às crianças, a festa foi iniciada com a “Big Band de Regentes da FMC”, composta por maestros das Bandas de Música da PMT/Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. O repertório, naturalmente, todo infantil.
Mas o Dia da criança na Pça. Aberta estava apenas começando. Em seguida, o teatro de rua ganhou força com o Grupo Sinos de Teatro, com a peça “Dona Flor e seu único futuro Marido” e abriu espaço à dança clássica das Oficinas do Teatro João Paulo. Com coreografias de Graciane Sousa foram vistos os solos “Cupido”, com Eduarda Castro e “Princesa Florine”, com Aline Guimarães.
“Brincadeira de Criança”, temática desenvolvida pelo Movimento Street, coordenado por Márcio Gomes, preencheu a praça com cores e alegria do circo e fantasia infantis em cena de dança de rua.
O maior espetáculo da terra também esteve na festa. A Escola de Circo Vivendo e Aprendendo trouxe malabares, acrobatas, pirofagistas, palhaços e a performance clownesca “Arreia a mala”, com sua natural graça de encantar adultos e crianças.
De volta às oficinas de dança infantis do TMJPII, com coreografias de Graciane Sousa conferiu-se “Brisa”, com Gisele Sousa, “Shibu”, com Eduarda Castro e a “Magia da Lâmpada”, com Letícia Soares. Da dança contemporânea, com coreografia de Beth Bátalli, foi apresentado o número de conjunto “Menina, Menino”.
Como últimas atrações de dança, na noite, uma coreografia de conjunto, em balé clássico, “Pequenas no Chorinho”, coreografada por G. Sousa e o Abadá Capoeira infantil, Grupo Residente do Teatro Municipal João Paulo II.
E, naturalmente, para fechar a noite, o maestro Vitalino Luz brindou crianças, pais, transeuntes e público contumaz da Praça Aberta do Teatro Municipal João Paulo II com + alguns números musicais e o som contagiante da “Big Band de Regentes da FMC”.
+ uma data de comemoração às crianças concluída em que artistas e público dividiram alegria e fantasia na interrelação de arte e cultura praticadas. Cada sorriso no rosto dos pais e gargalhadas de prazer colhidas dos espíritos infantis valeram a festa realizada na Praça Aberta do TMJPII.
Esse foi o Dia e o público de todas as idades estava lá para compor a Semana da Criança para sorrisos, encantos e alegria, festa e fantasia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário